O ajuste efetivo da produção para países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), visando o corte de até 1,2 milhão de barris/dia, com efeito a partir de 1 de janeiro de 2019, é de 3,02% informou a Angop, segundo uma fonte próxima à organização.
A mesma informa que o ajuste é ligeiramente superior aos 2,5% inicialmente acordados na reunião da Áustria, realizada de 6 a 7 do mês corrente. A medida de aumento ligeiro da quota de corte inicialmente estabelecida, visa garantir as isenções ao Irão, Líbia e Venezuela.
Na 175ª conferência do cartel, que contou com a participação dos não membros, decidiu-se pelo corte de aproximadamente 800 mil barris/dia na produção dos países membros da OPEP, e 400 mil barris aos não-OPEP, um total de cerca de 1,2 milhão de barris/dia.OPET
Desta forma, Angola, com uma produção de referência de um milhão e 528 mil barris/dia, poderá fazer um corte de 47 mil barris, ligeiramente superior aos 29 mil barris/dia, o que implicará baixar a produção para um milhão e 481 mil barris/dia, de acordo com a tabela abaixo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com