[weglot_switcher]

Albuquerque: “A Madeira vai assumir o investimento na conexão submarina de telecomunicações”

O presidente do Governo Regional qualificou como “escandaloso e triste” que tenha que ser a Madeira a assumir a ligação marítima e a sua emancipação tecnológica em vez da República.
17 Maio 2018, 12h32

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, garantiu esta quinta-feira que será a Madeira a assumir os custos relativos à conexão submarina de telecomunicações por fibra óptica. O anúncio foi feito durante a assinatura do contrato de fornecimento de uma ligação em cabo submarino entre a EMACOM – Telecomunicações da Madeira e a ELLALINK Ireland Limited.

“Precisamos de garantir independência e autonomia tecnológica na Madeira e garantir aquilo que o estado não assume perante a Região que é o princípio da coesão e continuidade territorial”, afirmou o líder do executivo madeirense.

Albuquerque clarificou que Portugal na sua conexão de cabo submarino “esqueceu-se que existiam as Regiões Autónomas”.

Na assinatura deste contracto Albuquerque criticou a República por ser a Madeira a ter que assumir a ligação marítima e a sua emancipação tecnológica.

“É algo de escandaloso e muito triste”, vincou. “Nós vamos assumir em termos estratégicos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), através da subsidiária EMACOM, este investimento”, acrescentou.

A intenção, referiu Albuquerque, deste investimento em cabos submarinos passa por “garantir a Madeira como um dos pólos de atratividade tecnológica”, “preços da utilização da rede a nível dos praticados no território continental”, e se “poder ter através da conexão um maior potencial para o investimento de empresas tecnológicas”.

Albuquerque fez ainda alusão à EEM como “de vanguarda e estratégica” para a Região lembrando que a empresa está a lidera tanto o projecto hidro-eléctrico na Calheta como ainda na iniciativa que pretende estabelecer o Porto Santo como a primeira ilha com autonomia total em termos de energias limpas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.