[weglot_switcher]

Albuquerque diz que seria incompreensível se Assembleia da República não aprovasse propostas da Madeira para fazer face à pandemia

Em causa está o adiamento de duas prestações referentes do empréstimo concedido pelo Governo Nacional à Madeira, e ainda uma autorização para que a Madeira faça uma operação de endividamento no valor de 300 milhões de euros.
4 Junho 2020, 09h38

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, volta a insistir que é urgente para a região ter liquidez. O governante diz que seria incompressível que a Assembleia da República não aprovasse as propostas que permitiriam o adiamento de duas prestações do empréstimo do Plano de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), e uma operação que permitiria que a Madeira se endividar em 300 milhões de euros, de modo a ter maior liquidez para fazer face aos estragos provocados pela pandemia do coronavírus covid-19. Estas proposta são discutidas esta quinta-feira no parlamento nacional.

O governante sublinhou que não tem tido qualquer tipo de palavra por parte do Governo Nacional, e de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, desde o início da pandemia, sobre estas reivindicações da Madeira.

“Não podemos estar mais tempo à espera”, reforçou Albuquerque.

O líder do executivo madeirense afirmou que seria “desastroso e vergonhoso” que estas proposta não fossem aprovadas pela Assembleia da República. Albuquerque diz que “não é nenhum favor” que o Governo da República estaria a fazer à Madeira.

Albuquerque disse ainda que a Madeira “nunca disse que não iria pagar” as prestações do empréstimo do PAEF, voltando a insistir que o que está em causa é o adiamento do pagamento de algumas prestações desse mesmo empréstimo de modo a que a região tenha maior liquidez disponível para fazer face à pandemia.

O governante refere ainda que os expedientes dilatórios usados pelo PS “não funcionam” connosco. “Veremos quais são os deputados que estão com a Madeira e aquelas que se estão nas tintas para com a Madeira”, explicou Albuquerque.

O líder do executivo madeirense disse ainda que espera que o Orçamento Rectificativo, do Governo Nacional, possa verbas para ajudar a Madeira tal como aconteceu com a União Europeia que vai apoiar Portugal com verbas a fundo perdido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.