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Alcance de 160 quilómetros. Primeiro avião totalmente elétrico levanta voo esta sexta-feira

O Cessna Caravan elétrico, pode transportar nove passageiros e navega a uma velocidade de 183 quilómetros por hora. A fabricante magniX, espera que a aeronave possa entrar em serviço comercial até o final de 2021 e ter um alcance de 160 quilómetros.
28 Maio 2020, 12h22

O Cessna Caravan, é o primeiro avião totalmente elétrico a levantar voo. Desenhado e construído no Estado Unidos é lá que vai efetuar o primeiro de muitos testes, com o objetivo de no final de 2021 poder ser utilizado em serviços comerciais. O primeiro teste vai acontecer no estado de Washington, durante 20 a 30 minutos, segundo avança o “The Guardian”.

No período que antecedeu a pandemia de Covid-19, as emissões de carbono dos aviões era uma das principais preocupações ambientais, motivando várias empresas a procurar alternativas sem comprometer o setor da aviação.

Muitas empresas começaram a trabalhar no desenvolvimento de aviões elétricos, embora que as grandes dificuldades se prendam na redução do peso das baterias, de modo a permitir que estes aviões percorram distâncias maiores apenas com energia elétrica.

O Cessna Caravan elétrico pode transportar nove passageiros e navega a uma velocidade de 183 quilómetros por hora. A fabricante magniX, espera que a aeronave possa entrar em serviço comercial até o final de 2021 e ter um alcance de 160 quilómetros.

Apesar da indústria da aviação ser fortemente regulamentada para garantir segurança, a magniX espera que, ao modernizar um avião existente, o processo de certificação possa ser acelerado.

Roei Ganzarski, presidente executivo da magniX, disse que os aviões atuais são caros para operar e muito poluentes: “aviões elétricos terão um custo 40% a 70% mais baixo para operar por hora de voo. Isso significa que os operadores vão poder voar mais aviões em aeroportos mais pequenos, o que significa uma experiência mais curta e sem emissões nocivas de CO2”.

Ganzarski acrescenta ainda que a empresa acredita que todos os voos de menos de 1.600 quilómetros serão completamente elétricos no espaço de 15 anos, mas sublinha que “a densidade da energia [da bateria] ainda não está onde gostaríamos que estivesse. Ainda assim, uma vez que a primeira aeronave comercial totalmente elétrica consiga voar em segurança, as empresas que produzem baterias vão começar a trabalhar com mais diligência em soluções de baterias prontas para o setor aeroespacial”.

O Cessna Caravan usado pela magniX é um dos aviões de médio alcance mais utilizados ​​no mundo, com mais de 2.600 a operar em 100 países. O primeiro voo está marcado para quinta-feira, dia 28 de maio às 16 horas (de Portugal), se as condições climatéricas o permitirem.

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