O governo alemão confirma que o líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi envenenado através da substância Novichok. Os testes realizados revelam a “prova inequívoca” de um agente químico no organismo de Navalny, segundo a “Reuters”.
O governo alemão condena o ataque nos termos mais rigorosos e já pediu á Rússia uma “explicação urgente”. A chanceler alemã, Angela Merkel, também já esteve reunida com os seus ministros para discutir os próximos passos, diz o comunicado do governo alemão consultado pela agência noticiosa.
Adicionalmente, o governo alemão disse que informará a União Europeia e a NATO sobre as suas conclusões. “[O governo federal] discutirá uma resposta conjunta e apropriada com os parceiros à luz da resposta russa”, diz o governo alemão.
A esposa de Navalny, Yulia Navalnaya, e o embaixador da Rússia na Alemanha também serão informados das descobertas, diz o mesmo comunicado a que a “Reuters” teve acesso.
Por sua vez, o Kremlin diz não ter conhecimento de nenhuma informação proveniente da Alemanha, que confirme o envenenamento de Navalny, através do agente que afeta o sistema nervoso central Novichok, informa a agência de notícias russa “Tass”.
Navalny foi transportado de avião para Berlim para receber tratamento, depois de adoecer durante um voo na região russa da Sibéria no mês passado. Está em coma desde então. A sua equipa (política) afirma que ele foi envenenado por ordem do presidente Vladimir Putin. O Kremlin rejeita a acusação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com