As exportações alemãs voltaram a cair em outubro, contrariando a expectativa do mercado e sublinhando os problemas no motor industrial europeu. As vendas alemãs ao exterior caíram 0,2% em cadeia, isto depois de um recuo de 2,5% na leitura anterior, enquanto o mercado apontava a um avanço de 1,1%.
O recuo é reflexo sobretudo da menor procura registada nos parceiros europeus, com a zona euro a viver o que parece ser uma recessão pouco profunda, mas que tem castigado o sector exportador alemão.
Também do lado das importações a evolução foi negativa: a Alemanha registou o quinto mês seguido de recuos, com o indicador a cair 1,2% depois de perder 1,9% em setembro. O mercado apontava a um crescimento de 0,8% na leitura de outubro.
Os resultados em termos homólogos são ainda mais preocupantes. As exportações de outubro representam menos 8,1% do que registado em igual período do ano passado, ao passo que as importações são menos 16,3%, o que espelha bem não só o abrandamento dos compradores de bens alemães, mas também da própria economia germânica, cuja procura interna tem fraquejado.
Ainda assim, o país mantém uma balança comercial positiva, registando um excedente de 17,8 mil milhões de euros no mês em análise. Em setembro, o saldo da balança comercial havia sido de 16,7 mil milhões de euros, superior aos 7,8 mil milhões registados há um ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com