Alemanha melhora perspetiva das exportações industriais

“As exportações industriais alemãs estão a mostrar-se surpreendentemente resilientes em face da crise de compras de matérias-primas e produtos intermédios”, diz o instituto Ifo.

9 – Alemanha

O sentimento da exportação na indústria alemã melhorou. Em setembro, as expectativas de exportação do ifo subiram de 17,0 pontos para 21,0 pontos em agosto.

“As exportações industriais alemãs estão a mostrar-se surpreendentemente resilientes em face da crise de compras de matérias-primas e produtos intermédios”, diz o instituto Ifo.

As expectativas de exportação aumentaram em quase todos os sectores. O maior aumento foi no sector automóvel, que espera um crescimento expressivo das vendas internacionais. A situação é semelhante para a indústria elétrica e eletrónica.

Na indústria química, o indicador atingiu o seu nível mais alto desde novembro de 2010. Em contraste, o sentimento entre os fabricantes de máquinas e equipamentos esfriou ligeiramente, mas ainda esperam que as vendas aumentem.

Atualmente, apenas a indústria têxtil espera um declínio nos números das exportações.

Recomendadas

Consumo de combustíveis volta recuperar em setembro e cresce 10,46%, segundo a ENSE

O consumo de combustíveis aumentou 10,46% em setembro, num “contexto de progressiva normalização” do país e da economia, adiantou hoje, segunda-feira, a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), em comunicado.

Empresas vão receber mais de 12 mil milhões de euros do PRR e do Portugal 2030

As verbas acumuladas dos dois programas perfazem um acréscimo de 75% face ao que as empresas receberam no Portugal 2020, realçou ainda Nelson de Souza, esclarecendo que, nos próximos quadros de financiamento, vai “haver muito mais incentivos às empresas para a área das alterações climáticas”.

OE2022. Prazo para comunicação de faturas passa para dia 5 do mês seguinte ao da emissão

O prazo para as empresas remeterem à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) as faturas vai passar do dia 12 para o dia 5 do mês seguinte ao da emissão, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
Comentários