As evacuações de cidadãos europeus da China, nomeadamente da cidade de Wuhan, já tiveram início. Mais de 100 cidadãos alemães aterraram este sábado, 1 de fevereiro, em Frankfurt depois de serem evacuados de Wuhan depois de realizarem testes de despiste do coronavírus, que se encontra em rápida expansão, e de passarem duas semanas de quarentena, avança a ‘Reuters’.
A população ficou em estado de alerta, o que levou o ministro da Saúde da Alemanha a pedir para estes terem calma, uma vez que todos os testes de despiste relativamente ao vírus deram negativo e que os cidadãos foram submetidos ao período de quarentena, o mesmo tempo que o vírus demora a manifestar-se.
Nenhuma das pessoas transportadas no avião da força aérea apresentou sintomas do vírus que já matou 259 pessoas na China, provocando o bloqueio de Wuhan e da província de Hubei, afirmou o ministro alemão. “Atualmente, todos os que regressaram estão saudáveis, mas para a sua proteção, do seu ambiente pessoal e da sociedade, é importante garantir que ninguém seja infetado”, esclareceu o ministro Jens Spahn.
O ministro reforçou o alerta contra a histeria e a hostilidade em relação aos que se encontram em quarentena. “Estou mais preocupado com as teorias da conspiração que circulam nas redes sociais, que só têm um objetivo, que é espalhar a incerteza”, apontou o ministro da Saúde.
Na passada sexta-feira, a Alemanha confirmou o sétimo caso de coronavírus no país, identificando a vítima como um homem que trabalha no fornecimento de peças automóveis na Baviera, tendo contraído o vírus através de um colega chinês que visitou a empresa em janeiro.
Outros cinco trabalhadores da empresa também apresentaram testes positivos relativamente ao vírus, sendo que a sexta vítima confirmada era filho de um trabalhador da mesma empresa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com