[weglot_switcher]

Alexandra Leitão: “Acho sempre que é preciso acreditar até ao fim”

Líder parlamentar do PS diz que a liderança de Pedro Nuno Santos não ficará em causa esta noite porque é secretário-geral do PS há pouco tempo, pelo que tem “ampla legitimidade” para continuar no cargo. Alexandra Leitão diz acreditar na vitória socialista, apesar das sondagens nunca terem apontado nesse sentido.
Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública
18 Maio 2025, 19h36

A dirigente socialista Alexandra Leitão assinalou, à chega ao hotel Altis, não estar desanimada com o resultado das eleições deste domingo, sinalizando que é preciso “aguardar com calma” e “convicção”.

“Acho sempre que até ao fim é preciso acreditar”, disse a socialista aos jornalistas, sustentando que as sondagens “tendem a subestimar a votação do PS. Foi assim em 2024 e 2024”.

“Acredito numa vitória do PS”, acrescentou também, recusando que a liderança de Pedro Nuno Santos possa ficar comprometida com o resultado eleitoral desta noite.

São “cenários que não podemos fazer”, apontou, argumentando que “é muito cedo” para discutir esse possibilidade, porque o secretário-geral está no cargo apenas há um ano, tendo por isso “ampla legitimidade”.

Pouco antes, à entrada à sede da noite eleitoral, Pedro Nuno Santos não se alongou em comentários, assinalando apenas que vai aguardar com “serenidade” e “tranquilidade” o desfecho destas eleições.

Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro foram chamados a votar. A eleição dos 230 deputados resultam de 22 círculos eleitorais. Ao ato eleitoral concorrem 21 partidos/coligações.

A última sondagem antes das eleições deste domingo, a da Católica, apontou a AD como a força vencedora com 34% e o PS mais distante com 26%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.