A dirigente socialista Alexandra Leitão assinalou, à chega ao hotel Altis, não estar desanimada com o resultado das eleições deste domingo, sinalizando que é preciso “aguardar com calma” e “convicção”.
“Acho sempre que até ao fim é preciso acreditar”, disse a socialista aos jornalistas, sustentando que as sondagens “tendem a subestimar a votação do PS. Foi assim em 2024 e 2024”.
“Acredito numa vitória do PS”, acrescentou também, recusando que a liderança de Pedro Nuno Santos possa ficar comprometida com o resultado eleitoral desta noite.
São “cenários que não podemos fazer”, apontou, argumentando que “é muito cedo” para discutir esse possibilidade, porque o secretário-geral está no cargo apenas há um ano, tendo por isso “ampla legitimidade”.
Pouco antes, à entrada à sede da noite eleitoral, Pedro Nuno Santos não se alongou em comentários, assinalando apenas que vai aguardar com “serenidade” e “tranquilidade” o desfecho destas eleições.
Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro foram chamados a votar. A eleição dos 230 deputados resultam de 22 círculos eleitorais. Ao ato eleitoral concorrem 21 partidos/coligações.
A última sondagem antes das eleições deste domingo, a da Católica, apontou a AD como a força vencedora com 34% e o PS mais distante com 26%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com