[weglot_switcher]

Alexandre Santos assume presidência da Startup Portugal

A nova direção da Startup Portugal inclui ainda Filipe Alves e José Antão. A direção executiva é assegurada por Miguel Aguiar.
5 Setembro 2025, 12h45

A Startup Portugal tem uma nova direção que passa a ser liderada por Alexandre Santos.

“A mudança marca uma nova etapa no reforço do papel da associação de utilidade pública enquanto impulsionadora do ecossistema empreendedor em Portugal, visando dar continuidade ao trabalho desenvolvido sob a liderança de Miguel Carvalho e a direção executiva de António Dias Martins”, refere a Startup Portugal.

Alexandre Santos conta no seu currículo o cargo de General Partner na Chamaeleon tendo sido também o antigo responsável pela área de investimento da Bright Pixel e business angel.

Para além de Alexandre Santos a direção da instituição é constituída por Filipe Alves, Head of Equity no Banco Português de Fomento, com quase 20 anos de experiência em finanças e investimento, incluindo funções exercidas na PME Investimentos e BDO Portugal, e José Antão, Head of Innovation Policy na Agência Nacional de Inovação, especialista em políticas de inovação e colaboração internacional, e também Coordenador-Adjunto da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente.

A direção executiva é assegurada por Miguel Aguiar, que possui uma experiência de mais de duas décadas no setor privado, tendo liderado equipas e projetos na PwC, na Portugal Telecom, na NOS SGPS e na CUF. Em 2024 foi nomeado adjunto do Secretário de Estado da Economia.

A Startup Portugal salienta que a nova direção, nos próximos meses terá como foco “a execução dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinados ao ecossistema empreendedor, o apoio à internacionalização, alinhando-se com as prioridades do setor e com a estratégia do Governo para consolidar Portugal como um dos principais hubs de inovação da Europa. Além disso, a direção pretende reforçar a captação de investimento, promover o talento e a inovação, e posicionar a entidade como um ponto de encontro entre empreendedores, investidores e parceiros estratégicos”.

O novo presidente da Startup Portugal, Alexandre Santos, referiu que é com “grande sentido de responsabilidade” que assume a liderança da instituição.

“O nosso compromisso é dar continuidade ao excelente trabalho realizado, reforçando ainda mais a proximidade ao ecossistema e promovendo iniciativas que respondam de forma concreta às necessidades das startups e scaleups portuguesas. Em nome da Startup Portugal, agradecemos ao trabalho incansável do Miguel Carvalho e do António Dias Martins”, disse Alexandre Santos.

“Foi um enorme privilégio liderar a Startup Portugal desde 2021 e contribuir para o fortalecimento do ecossistema empreendedor português. Nos quatro anos conseguimos criar bases sólidas para que o País seja reconhecido internacionalmente, como a Lei das Startups e a SIM Conference, entre tantas outras iniciativas. A minha saída foi uma decisão pessoal – é a altura de passar o testemunho e estou certo de que a nova direção continuará este trabalho com dedicação e visão estratégica”, acrescentou António Dias Martins, que agora termina funções como diretor executivo da Startup Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.