O programa regional Algarve 2030 dispõe de 5 milhões de euros para dar apoio a projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) desenvolvidos por empresas. A primeira fase de candidatura já está em curso, revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Com uma taxa de financiamento de até 80% do valor investido nas operações, o valor é destinado a projetos realizados quer na modalidade individual, quer em parceria com outras empresas ou entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII).
Ao mesmo tempo, podem estar envolvidas micro, pequenas e médias empresas (PME) e empresas de pequena-média capitalização (small mid cap), de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que cumpram os requisitos de elegibilidade. Nos projetos em co-promoção também podem ser beneficiárias Entidades Não Empresariais do Sistema de I&I (ENESII).
Os cinco milhões de euros deverão ser repartidos por duas áreas. Os projetos I&D individuais terão direito a verbas na ordem de 1,5 milhões de euros, ao passo que os projetos I&D em copromoção vão receber um valor total de até 3,5 milhões.
A CCDR diz que são consideradas elegíveis e suscetíveis de apoio as operações que integram atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou serviços ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou serviços existentes.
A primeira fase de candidaturas está aberta até ao dia 24 de abril de 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com