[weglot_switcher]

Algarve. Preços das casas de luxo disparam mais de 30% com invasão americana

O dólar forte tem estado a contribuir para a chegada de mais americanos. Mudanças nos vistos gold não desaceleraram vendas.
Moradia de luxo
11 Setembro 2024, 12h19

Os preços das casas de luxo no Algarve dispararam mais de 30% em 2023. A contribuir para este aumento está a invasão de milionários norte-americanos da região meridional portuguesa.

Os dados da Savills foram revelados pela “Bloomberg” que também destaca que o número de turistas dos EUA no primeiro semestre quase dobrou face a 2022 para mais de um milhão.

O dólar forte está a contribuir para esta invasão e novas ligações aéreas também, como a da United Airlines entre Newark e Faro em 2025.

Os britânicos têm sido tradicionalmente os maiores compradores de casas de luxo, mas o cenário está a mudar. O mercado está ‘apertado’ com falta de casas de luxo para tanta procura em locais como a Quinta do Lago e Vale do Lobo.

Os preços médios das vendas da Quinta Properties, afiliada da Savills na região subiram de 3 milhões para 3,5 milhões entre 2022 e 2023.

“Existem menos casas no mercado e a procura está muito acima do que antes”, disse Kerstin Buechner da Quinta Properties à “Bloomberg”.

As mudanças no programa de vistos gold não provocaram uma desaceleração das vendas. “Não é só sobre os vistos gold. Os americanos estão a vir para Portugal porque estão fartos dos Estados Unidos e querem um estilo de vida diferente. O Algarve oferece isso”, afirma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.