[weglot_switcher]

Alguém disse bora lá atacar um atum de 200 quilos?

Isto não é para repetir em voz alta, mas para sussurrar ao ouvido de amigos e família. Dia 9 de outubro, às 19h, cinco chefs criam um menu de degustação inspirado no atum de 200 Kg que vão desmanchar. Ao vivo, em pleno coração do Time Out Market. No final, haverá votação para subir o calor no termómetro.
DR
2 Outubro 2025, 10h33

O Time Out Market é como um filme de ação, ainda que não tenha épicas perseguições de carros, com peões e travagens aparatosas. Aqui, ação rima com reinvenção, busca de novidades gastronómicas e desafio. Palavra gasta, dirão. Mas não é bem assim. Ora vejamos o exemplo mais recente que ainda está para acontecer.

Um gigante de 200kg, de seu nome atum-rabilho, capturado ao largo de Olhão, vai ser o “vilão” da noite de 9 de outubro. O objetivo, como já se percebeu, não é capturar o dito. Essa parte está arrumada. Mas sim desmanchá-lo, ao vivo, em pleno coração do mercado. Este será o primeiro Tuna Fight Club, que não quer ser um ringue de boxe nem ver gente com o nariz ou dentes partidos. Quer, isso sim, surpreender gourmets, curiosos e gente aberta a novas experiências gastronómicas.

Aos comandos desta empreitada estará Elísio Bernardes, do Sea Me, acompanhado de outros ilustres timoneiros residentes do TOM – Time Out Market – os chefs João Sá, Susana Felicidade, Miguel Castro e Silva e Rogério dos Santos (da Confraria). Cada chef tem uma missão: criar dois pratos exclusivos com uma porção do atum, revelados no momento, criando um menu de degustação único, que irá refletir a personalidade e criatividade de cada um. No final, os pratos serão avaliados pelo público. Competição? Sim, mas ninguém vai partir pratos.

Fernando Alvim é o anfitrião, a banda sonora está nas mãos de DJ Até Terça e a curadoria de vinhos tem o ‘dedo’ do Bar da Odete. Se quiser ver tudo ao pormenor, das facas aos bisturis, da técnica ao know-how dos chefs e, claro, saborear o menu de degustação, poderá fazê-lo numa zona reservada com lugares sentados, mediante compra de bilhete.

O elenco do Tuna Fight Club

Elísio Bernardes
Nascido em São João de Ver, uma pequena aldeia no norte do país, este chef levou a gastronomia portuguesa a um nível global, entrelaçando as raízes tradicionais com uma visão contemporânea e sustentável. Comanda a cozinha do SEA ME, desde 2022, e está sempre pronto para novos desafios. Foi com ele que oTuna Fight Club chegou a Portugal – e já leva quatro edições no currículo. Esta será a a sua quinta participação  onde terá a árdua tarefa de coordenar o desmanche do atum e conduzir os outros quatro chefs do mercado.

João Sá
É a mais recente estrela do Planeta Time Out, mas já conta com um longo currículo. Ingressou na Escola de Hotelaria do Estoril aos 14 anos. Abriu o seu primeiro restaurante, o G-Spot, em Sintra, aos 23 anos, onde mudou semanalmente o menu durante quatro anos. Hoje, lidera o Sála, distinguido com uma estrela Michelin, onde desenvolve uma cozinha em constante evolução, inspirada nas suas raízes africanas e na multiculturalidade da cidade.

Miguel Castro e Silva
É o veterano dos chefs no Mercado e um dos chefs mais experientes e respeitados em Portugal. Natural do Porto, estou biologia e música, mas os tachos trocaram-lhe as voltas. Abriu o seu primeiro restaurante em 1991 e, em 1997 o Bull & Bear no Porto. Lançou conceitos inovadores de petiscos portugueses, incluindo o deCastro em Lisboa, e em 2010 o restaurante Largo. Já representou Portugal em diversos eventos gastronómicos e desde 2014 que representa o melhor da sua cozinha no Time Out Market.

Susana Felicidade
Mulher do Sul, começou a cozinhar com a avó no Algarve e abriu sua primeira petiscaria em Lisboa em 2008. Traz o mar no coração e e não abdica dos produtos com origem na sua amada Arrifana: batata-doce, peixe, marisco. O atum é um ingrediente recorrente na sua cozinha, pelo que não será um desafio apresentar dois pratos excepcionais com este produto tão fresco. Tal como nos tem brindado ao longo destes 11 anos de presença no mercado.

Rogério dos Santos
Nasceu em São Paulo, um dos pólos mais importantes da gastronomia japonesa fora do Japão, e leva 28 anos a esculpir essa arte. Passou por conceituados restaurantes na meca gastronómica do Brasil, como o Nagayama e o Japengo, e veio para Portugal para inaugurar o restaurante Confraria, onde imprime o seu talento e criatividade há 16 anos.

O Tuna Fight Club acontece a 9 de outubro, às 19.00, no food hall (mesas com lugares reservados) do Time Out Market. Os bilhetes já estão à venda e incluem acesso, menu de degustação e bebidas (130€).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.