[weglot_switcher]

Alina Donets: “Mudanças climáticas estão a afetar os recursos hídricos”

A gestora do Global Water Fund da seguradora Allianz reconhece que existem indícios de que os padrões climáticos estão a mudar, o que tem consequências nos recursos hídricos disponíveis. Ainda sem investimentos em empresas portuguesas, Alina Donets recomenda alterar hábitos de consumo e a via da dessanilização.
9 Novembro 2019, 15h00

O Global Water Fund (GWF) é um dos fundos abertos geridos pela seguradora alemã Allianz. É um dos maiores a nível mundial, apresentando um investimento em utilities de água que representam 30% a 40% da carteira, cujo portefólio de ativos está avaliado em cerca de 600 milhões de euros, com presença pouco expressiva no mercado nacional. Ainda assim, a gestora do GWF, Alina Donets, passou por Portugal e o Jornal Económico aproveitou para saber a sua visão sobre questões como as alterações climáticas ou a escassez crescente no acesso à água.

Qual é a atual dimensão do Global Water Fund em termos de portefólio de ativos e qual tem sido a sua evolução?
O fundo investe em empresas públicas que operam no âmbito da água – compramos ações de companhias cotadas e, como tal, permanecemos acionistas minoritários. Investimos em utilities de água, que constituem em média 30 a 40% da carteira, sendo o restante composto principalmente por empresas industriais que produzem bens ou serviços que visam melhorar o fornecimento, a eficiência ou a qualidade da água em todo o seu ciclo de água – a partir do ambiente natural, embora utilizado pelas famílias, aos processos industriais e à geração de energia, e até atividades agrícolas. Portanto, não podemos chegar efetivamente a uma única medida da população servida ou da água distribuída, já que somos acionistas minoritários e a maioria das empresas no fundo não fornece serviços de água. O que podemos dizer é que 37% dos nossos ativos sob gestão de 670 milhões de dólares estão atualmente investidos em empresas de serviços de água que servem as pessoas através de utilities de água e saneamento. Por exemplo, a nossa maior quota é na American Water Works, a maior concessionária de água nos Estados Unidos, servindo mais de 14 milhões de pessoas e planeando investir mais de oito mil milhões de dólares nos próximos cinco anos na manutenção e melhoria da rede de água e saneamento.

Quais são as perspetivas de desenvolvimento do GWF e qual o seu posicionamento atual e futuro no conjunto da Allianz GI e do Grupo Allianz?
Somos um fundo aberto e, como tal, os investidores podem participar e entrar no fundo a qualquer momento. Na AllianzGI fazemos parte da oferta temática, enquanto categorização no âmbito da filosofia de investimento. Mas o mais importante é que caímos também no leque de soluções sustentáveis onde a AllianzGI está a crescer proativamente. Isso decorre do nosso foco em recursos hídricos e investimentos em empresas que criam soluções destinadas a aliviar uma série de problemas hídricos, desde a escassez física, passando pela poluição e até à gestão do recurso à luz das mudanças climáticas e dos alterados padrões históricos de água. É justo dizer que, apesar da idade do próprio tema, continua a ser bastante – se não ainda mais – relevante e, portanto, extremamente apoiado pelo grupo AllianzGI.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.