Um estudo do International Workplace Group (IWG), que envolveu mais de 500 líderes empresariais, refere que 68% admitiu participar em mais almoços de negócios do que há dois anos. Entre os profissionais, entre os 25 e os 34 anos, o número sobe para os 80%.
“Este estudo demonstra que os almoços de negócios continuam a desempenhar um papel essencial na construção e fortalecimento das relações profissionais. Tal como a ida ao escritório, esta prática está longe de desaparecer, está apenas a evoluir, acompanhando a descentralização do trabalho e a preferência por encontros mais próximos das comunidades locais”, disse o fundador e CEO da IWG, Mark Dixon.
O estudo refere também que estes almoços são cada mais realizados fora dos grandes centros urbanos.
“Tradicionalmente associados aos distritos empresariais das grandes cidades, os almoços de negócios estão agora a expandir-se para as zonas residenciais e suburbanas. Quatro em cada cinco executivos (80%) afirmam realizar estes encontros mais perto de casa, tendência facilitada pela crescente adoção de espaços de trabalho flexíveis e locais, que reduzem a necessidade de longas deslocações”, salienta o estudo.
A IWG refere, baseando-se em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que em Portugal quase 18% dos colaboradores trabalhavam remotamente no final de 2023. Já a Boston Consulting Group salienta que 71% dos profissionais portugueses preferem modelos híbridos ou remotos.
“Em média, os líderes empresariais participam em 4,5 almoços de negócios por mês, sendo que 69% os consideram essenciais para concretizar negócios e 82% a reconhecer o seu impacto positivo nos resultados empresariais.
Num mundo cada vez mais digital, 87% dos executivos acreditam que os encontros presenciais continuam a ser fundamentais. Além disso, estes momentos tornaram-se mais focados e personalizados: 81% afirmam que as reuniões presenciais são agora mais curtas e direcionadas, em contraste com os encontros de maior dimensão que eram comuns antes da pandemia”, adianta o estudo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com