[weglot_switcher]

Alphabet cai mais de 3% depois de acordo com a Samsung estar em risco

O Google está agora a correr para construir um motor de busca totalmente novo alimentado por IA e a atualizar o existente com novas funcionalidades, uma vez que concorrentes como o Bing estão a representar uma séria ameaça para o negócio de busca do gigante tecnológico, realça a corretora XTB.
17 Abril 2023, 18h55

O preço das ações da Alphabet Inc. (Googl.US) desce quase 3,1% devido às preocupações suscitadas pela potencial perda de receitas da Samsung. O preço da Googl.US está atualmente a ser negociado a 105,5 dólares.

O destaque é dado pelos analistas da XTB que citam as notícias que saíram esta manhã que dão conta que os funcionários da Google alegadamente entraram em pânico depois de descobrirem que a Samsung Electronics está a considerar substituir o Google Search pelo Bing AI da Microsoft como o motor de pesquisa padrão nos seus dispositivos. “Esta mudança significaria praticamente o fim de uma parceria de 12 anos com a Google”, diz a XTB.

“Esta mudança poderia potencialmente baixar uma receita anual estimada em 3 mil milhões de dólares para a Google”, refere a análise da corretora que refere ainda que “apesar do acordo da Google com a Samsung ser significativamente menos valioso do que o acordo com a Apple, o contrato semelhante com a Apple está prestes a ser renovado este ano”.

“Este contrato está vinculado a uma estimativa de 20 mil milhões de dólares. É provável que a Apple mantenha-se atenta às negociações da Samsung com a Google, o que poderá permitir à Apple reforçar o seu poder de negociação com ambos os contratantes”, defendem os analistas da XTB.

O Google está agora a correr para construir um motor de busca totalmente novo alimentado por IA e a atualizar o existente com novas funcionalidades, uma vez que concorrentes como o Bing estão a representar uma séria ameaça para o negócio de busca do gigante tecnológico, realça a corretora.

Apesar das negociações ainda em curso, os programadores do Google estão a trabalhar num novo conjunto de funcionalidades chamado “Magi” para o próximo motor de busca. “O Google vê um risco significativo relacionado com a ascensão de concorrentes alimentados por IA, como recentemente demonstrado ChatGPT pelo OpenAI”, constata a mesma análise.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.