A Comissão Europeia defende que o comboio de alta velocidade entre Lisboa e Madrid é uma “prioridade”. As declarações foram feitas pelo comissário europeu para os Transportes na comissão de Transportes no Parlamento Europeu.
“Estamos a trabalhar num plano para impulsionar a alta velocidade entre as grandes capitais da UE, e o trajeto Lisboa-Madrid é uma das prioridades”, disse Apostolos Tzitzikostas.
Esta ligação vai reduzir “significativamente os tempos de viagem, passando das 10 horas atuais para somente 3, o que melhorará as ligações e fomentará um transporte mais sustentável e eficiente. Além do mais, contribui para a redução de emissões e a descongestão do sector logístico”, acrescentou na semana passada, citado pelo jornal espanhol “El Periodico de Extremadura”.
Por sua vez, o Partido Popular Europeu (PPE) destacou que a Comissão Europeia tem previsto adotar uma decisão de implementação do projeto este ano para finalizar esta “importante infraestrutura antes de 2030, uma prazo estratégico em que Portugal e Espanha contam com o pleno apoio da Comissão e do coordenador do Corredor Atlântico”.
Os governos dos dois países estão de acordo sobre a importância do projeto, mas não nos timings.
Na Cimeira luso-espanhola realizada em outubro de 2024 em Faro, o executivo espanhol defendeu que a sua prioridade é o AVE (alta velocidade ) Madrid-Lisboa em 2030. “É o compromisso do Governo de Espanha e é o horizonte em que estamos a trabalhar”, disse o primeiro-ministro de Espanha Pedro Sánchez na ocasião citado pela “Lusa”.
Por sua vez, o primeiro-ministro português disse que a prioridade é a “ligação Lisboa-Porto-Vigo-Madrid. É a prioridade do lado português. Já adjudicámos o primeiro troço desta ligação e queremos até antecipar o calendário na medida do possível”.
“A segunda prioridade é a ligação Lisboa-Madrid via Évora-Badajoz”, sendo que há um “primeiro troço que já está no terreno”, acrescentou. “Há a necessidade agora de conciliar a terceira travessia sobre o rio Tejo em Lisboa com a construção da ligação em Évora com a alta velocidade. É um processo que corre em simultâneo com o processo de construção do novo aeroporto de Lisboa”.
“Estamos a trabalhar os dois governos para tentarmos conjugar os calendários de obra de uma e de outra ligação para se poderem executar no mais curto espaço de tempo”, segundo o primeiro-ministro citado pela “Lusa” acrescentando que serão estudadas as ligações Aveiro-Salamanca e Faro-Huelva-Sevilha.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com