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Alternativa ao diesel e à gasolina? A Bosch tem uma solução

Depois de ter sido uma das empresas afetadas pelo Dieselgate, a Bosch defende que os motores de combustão não acabarão e que poderão mesmo ser neutros em emissões de CO2. A solução são os combustíveis sintéticos.
29 Agosto 2017, 12h00

Numa altura em que a mobilidade sustentada está na ordem do dia e que cada vez mais construtores apresentam modelos elétricos e híbridos, a Bosch defende que os motores de combustão continuarão a fazer parte da equação de mobilidade do futuro. A empresa alemã nota que a necessidade de modelos com motores a combustão continuará a fazer-se sentir, mormente no que respeita a aviões, comboios, barcos e camiões de transporte de mercadorias.

No entanto, a Bosch – uma das afetadas pelo escândalo de emissões Dieselgate – defende que os motores de combustão poderão vir a ser neutros na emissão de CO2. A solução passará pela utilização de combustíveis sintéticos, produzidos a partir de hidrogénio extraído da água, em combinação com carbono retirado do ar, num processo que eliminaria CO2 da atmosfera. Este processo, afirma a Bosch, permitirá produzir vários tipos de combustível, como gasolina, gasóleo e ainda querosene.

Assim, a Bosch garante que do processo de criação do combustível não resultariam mais emissões de CO2, que o que havia sido já retirado da atmosfera, tornando-o neutro em CO2. Na visão da Bosch, que será apresentada no Salão de Frankfurt, até as fábricas utilizadas no processo de extração das matérias-primas e na sintetização dos combustíveis serão movidas por energias renováveis.

Além disso, diz a empresa alemã, os combustíveis sintéticos podem ser criados para que não libertem fuligens, o que diminuirá a necessidade de equipamentos de tratamento dos gases de escape. Outra vantagem, diz a Bosch, é que estes combustíveis serão em quase tudo semelhantes aos seus congéneres naturais, o que fará com que possam ser vendidos através da rede atual de distribuição, e não necessitam que qualquer adaptação seja feita nos automóveis.

Reconhecendo que “a produção de combustíveis sintéticos é, atualmente, um processo complexo e oneroso” e que, “será preciso esperar até que se tornem uma solução competitiva”, a Bosch afirma que, em 2025, os modelos atuais poderão rolar com emissões neutras, baseando a sua crença na opinião de peritos.

Os testes para esta nova tecnologia estão em curso na Alemanha e na Noruega, sendo que o ministério alemão da Energia e dos Negócios apoia a pesquisa no sentido dos biocombustíveis.

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