Altice apresenta tecnologia 5G ao comissário europeu Carlos Moedas

Esta foi a primeira demonstração pública desta tecnologia, em desenvolvimento em parceria entre a Altice e a Ericsson, no Centro de Inovação da Altice em Aveiro. As redes 5G deverão permitir maior débito, velocidade e número de dispositivos ligados.

Foi esta quinta-feira que o Centro de Inovação de Aveiro da Altice recebeu a visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. Na ocasião – englobada no TECHDAYS, um dos maiores eventos em Portugal na área da tecnologia e I&D – a Altice deu a conhecer a Carlos Moedas os mais recentes desenvolvimentos na área da tecnologia 5G, que atualmente está a ser desenvolvida naquele centro em parceria com a Ericsson.

A apresentação decorreu no stand da Altice Labs no TECHDAYS. O comissário tomou contacto com a tecnologia de acesso e fronthaul ótico que suportará as futuras redes 5G, tecnologia que se apresenta como o novo paradigma nas redes de telecomunicações. Com esta tecnologia será possível atingir débitos de 20 Gbps com uma latência máxima de 1ms – segundo dados da Altice –, permitindo a ligação de até um milhão de dispositivos ligados por km2.

Claudia Goya, CEO da Altice Portugal, afirmou na ocasião que “o Grupo Altice está na liderança dos primeiros testes da tecnologia 5G, fruto de uma grande parceria internacional, que está a ser desenvolvida pela Altice Labs, em Aveiro. A escala crescente do grupo abre-nos, todos os dias, novas portas na área das melhores parcerias locais e globais, o que nos permite olhar com confiança para a nossa liderança na inovação a partir de Portugal.”

Já Alexandre Fonseca, CTO da Altice Portugal, comentou que “esta visita ao principal Centro de Inovação da Altice demonstra bem a importância que este tem não só para a região de Aveiro mas também para o País, na medida em que Portugal se procura posicionar na dianteira da inovação e desenvolvimento tecnológico. A Altice Labs tem neste momento mais de 1000 engenheiros a trabalhar no desenvolvimento de soluções e produtos para serem exportados para mais de 35 geografias e 650 dos quais estão precisamente em Aveiro. Estes números são representativos da importância e centralidade que a aposta na inovação e tecnologia assume para o Grupo Altice.”

Relacionadas

Parlamento Europeu quer wi-fi grátis em toda a Europa

Eurodeputado Carlos Zorrinho diz ao Jornal Económico que o interesse na iniciativa poderá fazer com que sejam agregados ainda mais recursos que os 120 milhões de euros iniciais.

Implantação das tecnologias 5G na UE pode criar dois milhões de postos de trabalho

Automóveis que comunicam entre si para evitar acidentes, operações cirúrgicas à distância, acesso à realidade virtual a partir de qualquer lugar são apenas alguns dos novos serviços que exigem uma ligação à Internet muito rápida e com uma latência baixa que a nova geração de redes 5G promete tornar realidade.

5G, drones e inteligência artificial: CeBIT arranca hoje

Até sexta-feira, mais de duas mil pessoas vão passar pelo evento anual de tecnologia para conhecer as novidades do mercado e discutir o futuro do setor.

ERC adia decisão sobre venda da TVI à Altice para a próxima terça-feira

Segundo o Jornal Económico sabe, a ERC conta pronunciar-se sobre a compra da Media Capital pela Altice através da MEO, na próxima terça-feira dia 17 de outubro; o que significa que a Concorrência aceitou o adiamento pedido pela ERC. Carlos Magno vai encontrar-se com reguladores francês e espanhol em Viena.
Recomendadas

Ifo antecipa crescimento estável da zona euro de 0,4% no quarto trimestre

Segundo os economistas do Ifo, o principal motor de crescimento da economia até ao final do ano será o investimento, com as empresas a aproveitarem “as ainda favoráveis condições de financiamento e procura sólida”.

António Costa sobre o Brexit: “Em outubro tem de haver acordo final”

O primeiro-ministro assumiu que houve “avanços positivos” relativamente às propostas que Theresa May apresentou em Chequers.

Marcelo recebe taxistas na segunda-feira

O Presidente da República vai receber na próxima segunda-feira as reivindicações dos taxistas.
Comentários