A Altice Portugal apresentou internamente a nova equipa de liderança a cada um dos novos membros do Comité Executivo (COMEX), apurou o Jornal Económico.
Numa reunião interna, a CEO da Altice Portugal, Ana Figueiredo, anunciou as alterações ao nível do Comité Executivo e dos Diretores, que têm efeito a partir desta sexta-feira, 1 de setembro.
“Face ao dinamismo e competitividade próprios do nosso setor, e tendo por prioridade o cumprimento das metas fixadas no Plano Estratégico para os próximos anos, o Conselho de Administração da Altice Portugal refletiu e decidiu por uma remodelação da equipa de gestão”, explica Ana Figueiredo ao Jornal Económico.
O administrador financeiro Alexandre Matos sai e Gonçalo Camolino é o novo Chief Financial Officer (CFO), com as áreas Financeira; Planeamento Estratégico e Controle de Gestão; Compras; e Património.
Também João Teixeira Chief Technology Officer (CTO) sai e entra José Pedro Nascimento.
José Pedro Nascimento substitui João Teixeira nas áreas de Engenharia e Operações de Rede; IT; Cybersecurity&Privacy; Transformação Digital.
Ainda ao nível do Comité Executivo, Sofia Aguiar assume o novo pelouro, Chief Legal Officer (CLO), com as áreas de Regulação, Concorrência e Jurídico; Proteção de Dados; e Compliance.
Os restantes membros do COMEX mantêm-se com os mesmos pelouros. Ana Figueiredo é CEO e mantém-se também João Epifânio, CSO B2C e CMO; Nuno Nunes, CSO B2B; e Alexander Freese, COO.
Ao todo a comissão executiva passa a ser composta por sete administradores.
“A equipa conta com mais de 20 anos de experiência e largo reconhecimento no setor a nível nacional e internacional. As alterações realizadas abrem um novo ciclo na empresa, que assim reforça a sua ambição e competência para atingir os objetivos estratégicos delineados”, refere a Altice.
A Alexandre Matos e João Teixeira, a CEO deixou “um especial agradecimento pelo excelente trabalho desenvolvido. Com grande foco e espírito de equipa, contribuíram em muito para os resultados da Altice Portugal nos últimos anos e para a sua consolidação e liderança no setor”.
Fonte próxima do processo refere que Alexandre Matos já tinha pedido para sair anteriormente. Informação não confirmada pela Altice.
“Desde que assumi a gestão da Altice Portugal, há pouco mais de um ano, temos feito, juntos, um caminho de conhecimento e consolidação”, refere a CEO que lembra que “em fevereiro passado, traçámos objetivos exigentes, alinhados com uma organização com ambição, talento e, sobretudo, focada e mobilizada para continuar a fazer crescer a Altice Portugal”.
“Acredito que esta nova equipa de gestão reúne a competência e o conhecimento necessários para responder aos inúmeros desafios que a Altice Portugal e o setor enfrentam, e para mantermos o foco nos nossos objetivos estratégicos e cumprirmos os nossos compromissos”, sublinha Ana Figueiredo.
Quem são e de onde vêm os novos administradores?
Sofia Aguiar
Chief Legal Officer (CLO)
Com mais de 20 anos de experiência no setor das comunicações eletrónicas, iniciou a sua carreira na Vieira de Almeida & Associados.
Sofia Aguiar foi Diretora de Regulação, Concorrência e Jurídica e tinha sido responsável pela Assessoria Jurídica desta Direção e pela Assessoria de Jurídica de Conteúdos, na Altice Portugal.
É membro não executivo do Conselho de Administração da Sport TV Portugal e da Fastfiber, Infraestruturas de Comunicações.
É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com pós-graduação em Gestão e Direito das Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
José Pedro Nascimento
Chief Technology Officer (CTO)
Com uma carreira de mais de 30 anos na indústria das telecomunicações, José Pedro Nascimento foi Diretor de Engenharia e Operações de Rede da Altice Portugal.
Trabalhou em vários operadores em Portugal – entre os quais Marconi, Vodafone, TVCabo e Portugal Telecom – e também no Brasil, onde foi VP de Engenharia da Vivo e responsável pelo Planeamento de Rede da Oi. Foi, também, Global CTO da TIMWE.TECH.
É licenciado em Engenharia pelo IST e tem um MBA da AESE/IESE.
Gonçalo Camolino
Chief Financial Officer (CFO)
Iniciou a sua carreira profissional há mais de 20 anos na Deloitte, onde trabalhou em auditoria. Gonçalo Camolino era até ao momento Diretor Financeiro da Altice Portugal e antes tinha sido Diretor Financeiro e Fiscalidade.
Desde a Operação Picoas, desencadeada pelo Ministério Público, que a Altice tem estado em ebulição, tendo saído em julho o então co-CEO Alexandre Fonseca que suspendeu funções executivas e não executivas de gestão do grupo em diversas geografias, incluindo as posições de chairman em diversas filiais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com