O portal de anúncios classificados OLX realizou um estudo em que indica a procura e oferta de quartos para arrendar em Portugal e qual o preço médio destes durante os primeiros oito meses de 2019.
Em termos de procura, entre o mesmo período de 2018 e 2019, registou-se uma variação positiva em todos os meses estudados, com principal foco para abril. Lisboa foi a região que detém a maior procura de 2019, com 53%, sendo que o Porto e Setúbal seguem-lhe, com 15% e 9%, respetivamente.
Lisboa, Porto e Setúbal continuam a liderar a colocação de anúncios disponíveis, com 50%, 14% e 9%. Em setembro, a capital portuguesa tinha 766 anúncios de habitação para arrendar ativos, enquanto o Porto tinha 216 e Setúbal 128. Em comparação com os dois períodos distintos, Castelo Branco, Faro e Portalegre, com 0%, -1% e -2%, respetivamente, não registaram crescimento do preço médio de quarto para arrendar.
Os preços para comprar e para arrendar parecem estar em sintonia. Até à data, Lisboa era a cidade com o preço médio por quarto mais elevado, com 345 euros, Faro surge em segundo lugar com 291 euros e Porto em terceiro com 280 euros. No sentido inverso, com os preços médios mais baixos, Castelo Branco é o último da lista com 155 euros, seguindo-se Vila Real com 157 euros e Viseu por 175 euros.
“Este estudo aponta uma tendência clara: apesar da notória subida do preço médio dos quartos para arrendar, a procura não parece ressentir-se. Antes pelo contrário”, sublinha Andreia Pacheco, brand manager do OLX Portugal. Os dados da pesquisa do OLX indicam que os que mais pesquisam quartos para arrendar na plataforma são jovens entre os 18 e 24 anos.
“Este indicador vai ao encontro afirmação anterior e prova que nesta categoria são sobretudo os estudantes universitários que procuram no OLX soluções de residência mais económicas para os próximos anos das suas vidas”, conclui Andreia Pacheco, uma vez que os cursos superiores têm uma duração mínima de três anos.
Em Lisboa, as zonas com maior procura são Sintra, Arroios, Odivelas, Oeiras e Benfica, enquanto no Porto as mais procuradas são Paranhos, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia e Gondomar. A terceira cidade mais procurada pelos utilizados do OLX é Setúbal, e lidera com cidade como Almada, Seixal, Cidade de Setúbal, Palmela e Barreiro.
Na cidade dos estudantes, Coimbra, a Figueira da Foz e as zonas de Santo António dos Olivais, Sé Nova, Sandra Cruz, Almedina e São Bartolomeu são as mais procuradas pelos utilizadores da plataforma. Em Faro lidera a própria cidade de Faro, com as zonas da Sé e São Pedro, Portimão e Albufeira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com