Alunos do 2º ciclo vão poder ficar na escola das 9 às 17 horas

A medida, semelhante à do primeiro ciclo, vai entrar em vigor em dez agrupamentos escolares num projeto piloto, podendo ser generalizada após 2022.

Uma experiência-piloto do programa da Escola a Tempo Inteiro vai prolongar o horário aos alunos do 2º Ciclo, estendendo-se para os alunos do 5º e 6º ano, avança o ‘Jornal de Notícias’ esta sexta-feira, 17 de janeiro. Este horário das 9 às 17 horas já é aplicado aos alunos do 1º Ciclo que vêem o seu tempo ocupado com Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs).

A medida vai entrar em vigor em dez agrupamentos escolares, podendo ser generalizada após 2022. O alargamento da experiência vai ser apresentado esta sexta-feira pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na Comissão de Orçamento de Finanças onde a sua pasta vai ser discutida na especialidade.

De acordo com fonte do Ministério ao JN, a experiência vai contar com uma dotação orçamental e fundos comunitários, estando apoiada “num trabalho prévio de auscultação de diferentes serviços de administração educativa e de um conjunto de especialistas”.

O programa serve para os alunos terem acesso a atividades curriculares para preencherem o horário das 9 ás 17 horas, sendo que estas mesmas atividades podem ser coordenadas através de parcerias locais do agrupamento ou da autarquia.

Recomendadas

Marcelo: “Ninguém discute a urgência do aeroporto de Lisboa. Há um problema que é preciso resolver”

“Aquilo que penso que ninguém discute é a urgência do aeroporto de Lisboa. Ninguém discute, pelo menos não vi ninguém discutir, que há um problema que é preciso resolver”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando que “é prematuro, neste momento, estar a comentar” qualquer iniciativa legislativa que permita ao Governo não depender da aprovação dos municípios afetados pela construção do aeroporto do Montijo para avançar com a infraestrutura.

Coronavírus: Portugal com 27 novos casos suspeitos nas últimas 24 horas, revela DGS

Os dados constam no boletim epidemiológico do Covid-19, que não reportava nenhum caso de infeção pelo novo coronavírus em Portugal até às 19:00 de hoje.

Coronavírus: DGS vai divulgar orientação específica para a hotelaria nos próximos dias

Conforme apontou a associação em comunicado, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, comprometeu-se a divulgar, “nos próximos dias, uma orientação específica para a hotelaria”, à semelhança das que já foram divulgadas para as empresas, aeroportos, companhias aéreas, agências de navegação, autoridades marítimas e portuárias.
Comentários