Os alunos do 4.º ano de escolaridade pioraram o desempenho na leitura em formato digital entre 2016 e 2021, baixando de uma média de 528 pontos para 520, revela o estudo internacional Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), divulgado esta terça-feira, 16 de maio.
Apesar disso, os resultados das provas em papel melhoraram: Portugal obteve 531 pontos, mais 3 pontos que os registados em 2016 neste formato (528).
“A circunstância de se ter obtido, em 2021, um resultado mais baixo nas provas digitais do que nas provas em papel não deixa de mostrar que há ainda caminho por fazer neste domínio, não devendo Portugal deixar de acompanhar a transição para o digital, que todos os países estão a fazer”, justifica o Ministério da Educação em comunicado.
O PIRLS realiza-se de cinco em cinco anos e avalia a literacia de leitura de alunos de todo o mundo.
Segundo o estudo, no que respeita aos Níveis de Desempenho, também se observam diferenças entre o formato digital e o formato papel. Nos últimos cinco anos, a tendência é de subida nos níveis Avançado e Elevado (mais 2 pontos percentuais), mantendo–se o valor do nível Intermédio (79%) e descendo a percentagem de alunos no nível básico (de 97% para 96%).
De referir ainda que “os alunos que frequentaram a educação pré–escolar obtiveram, em média, mais 26 pontos do que aqueles que não frequentaram esta modalidade de ensino (525 versus 499 pontos)“.
No ranking, Portugal ocupa o 22.º lugar (com 520 pontos) no conjunto dos 43 países que realizaram as provas PIRLS no final do 4.º ano em 2021 (digital). Esta posição, refere o Ministério da Educação, traduz “uma melhoria face a 2016 (30.º lugar) e uma aproximação à posição relativa alcançada em 2011 (19.º lugar)”.
Porém, se se contabilizarem também os 14 países que realizaram as provas entre agosto e dezembro de 2021 e entre março e julho de 2022 (3 países), Portugal posiciona–se em 29.º lugar.
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