Álvaro Santos Pereira considerou esta quarta-feira que os preços das casas em Portugal está muito elevado e que é necessário aumentar a oferta para tentar mitigar a escalada dos preços.
“Não há oferta imobiliária suficiente. A procura continua a ser dinâmica por parte de investidores nacionais e estrangeiros. Isto faz com que os preços não baixem”, começou por dizer o diretor no Departamento de Economia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Assista agora ao Outlook 2024 (jornaleconomico.pt)
“Os preços são elevadíssimos”, constatou, destacou que os preços das casas face ao rendimento disponível das famílias está muito mais elevado em Portugal e noutros países, “desde a Austrália até ao Canadá”.
As declarações tiveram lugar no painel “O mundo em 2024” na conferência Outlook 2024, que marca o 7º aniversário do Jornal Económico, que decorre esta quarta-feira em Cascais.
“Quem tem filhos, preocupa-me que eles não possam adquirir casas no futuro”, afirmou o ex-ministro da Economia (2011-2013), destacando o seu caso com três filhos.
“Tem de haver um aumento da oferta”, defendeu. Questionado sobre o Programa Mais Habitação, rejeitou fazer comentários, limitando-se a dizer: “É importante apostar na oferta, é fundamental”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com