[weglot_switcher]

Amancio Ortega regressa ao pódio dos mais ricos

Amancio Ortega regressa ao pódio, depois de vários anos a cair por conta da entrada de novos multimilionários no ranking. Dono da Zara ocupa atualmente o 10º lugar na lista da Forbes.
Amancio Ortega
29 Agosto 2024, 12h12

O dono da Zara voltou à carga, ao regressar à restrita lista dos 10 mais ricos do mundo. Amancio Ortega retornou ao pódio por conta da retalhista espanhola Inditex, que viu a sua capitalização bolsista nos últimos dias.

ranking da Forbes coloca Ortega no 10º lugar com uma fortuna de 122,5 mil milhões de dólares, aos 88 anos de idade. Amancio Ortega e Bernard Arnault fazem par na lista da Forbes ao serem os únicos milionários de origem europeia a serem incluídos em posições tão elevadas.

A Inditex, dona da Zara, soma um valor de mercado de 152,32 mil milhões de euros, num crescimento que tem sido contínuo desde janeiro de 2023. Lembrar que Ortega controla 60% de todas as ações da retalhista, o que explica o aumento da sua fortuna, valor esse que atualmente significa 90,82 mil milhões de euros.

No ano passado, a 28 de dezembro, o criador da Zara recebeu aquela que poderia ser a melhor prenda de Natal: o seu património ultrapassou, pela primeira vez, os 100 mil milhões de dólares, um valor que ainda não parou de subir.

Mas este pódio não é estranho para Amancio Ortega. O dono da Zara chegou, em outubro de 2015, ao primeiro ligar ao pódio. Ainda que por breves horas, Ortega ultrapassou Bill Gates, que entretanto vai atualmente no oitavo lugar, amealhando uma fortuna de 133 mil milhões de dólares. Em 2015 somava uma fortuna de 72,33 mil milhões de euros.

Mais tarde, em setembro de 2016 e agosto de 2017, Amancio Ortega regressou ao primeiro lugar do ranking dos mais ricos. No entanto, o eterno dono da Zara tem sido ultrapassado pelas novas fortunas, com vários milionários e multimilionários a surgirem com as empresas tecnológicas.

O grupo retalhista catalão converteu-se, recentemente, na primeira empresa espanhola a superar a barreira dos 150 mil milhões de euros em capitalização bolsista, sendo também a empresa mais valiosa em toda a Espanha. Só este ano a empresa já valorizou 40% em bolsa e, aquando do mínimo de maio de 2022, está a apresentar uma subida de 48%.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.