[weglot_switcher]

Amazon faz acordo com Telefónica Alemanha e entra no 5G da Europa

A Telefonica Germany vai transferir um milhão de clientes da rede de quinta geração (5G) para a cloud pública da AWS. O plano é transferir 30-40% da base de clientes até 2025-2026.
8 Maio 2024, 13h18

A tecnológica norte-americana Amazon está a entrar no mercado das telecomunicações da Europa. A Telefonica Germany vai transferir um milhão de clientes da rede de quinta geração (5G) para a cloud (armazenamento na nuvem) da Amazon Web Services (AWS) ainda este mês de maio.

A notícia foi avançada esta quarta-feira pela “Reuters”, que falou com executivos da empresa e explicou que este movimento da subsidiária do grupo espanhol Telefonica é inovador no mercado, uma vez que, apesar de algumas operadoras de telecomunicações terem transferido operações não essenciais para a cloud pública, esta é uma mudança da rede core.

“Quero ver isto a funcionar durante, pelo menos, um ou dois trimestres e ter um roadmap para transferr, no mínimo, 30-40% da base de clientes até 2025-2026”, afirmou à agência noticiosa Mallik Rao, Chief Technology & Information Officer da O2 Telefónica, mundialmente conhecida como Telefónica Alemanha, país onde tem 45 milhões de clientes.

A Telefónica chegou a trabalhar com a AWS e a Ericsson, mas depois acabou por contratar a Nokia e manter a AWS.

Em Portugal, a adoção de cloud entre as empresas terá crescido para 27% em 2023, sendo que a maioria das empresas (81%) ouviu falar da tecnologia (abaixo da média europeia de 85%), segundo a AWS. Entre 2017 e 2022, a subsidiária do grupo Amazon investiu mais de 21 mil milhões de euros em infraestruturas periféricas e de computação na nuvem.

Através de parcerias públicas e privadas, a empresa disponibiliza programas de ensino e formação digital, a nível nacional, como o AWS re/Start, o AWS Academy e o AWS Educate, e em termos globais pretende ensinar 29 milhões de pessoas nesta área até 2025.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.