Amazon com lucros 6,3 mil milhões de dólares, acima das previsões dos analistas

A empresa do homem mais rico do mundo conseguiu lucros e receitas acima das projeções dos analistas, sendo que, para o último trimestre do ano, a empresa antecipa resultados ainda mais fortes, naquela que é uma das maiores ganhadoras na pandemia.

Gus Ruelas /Reuters

A Amazon reportou esta quinta-feira um crescimento homólogo de 37% da sua receita no terceiro trimestre do ano. A gigante do comércio eletrónico registou 91,2 mil milhões de dólares (78,1 mil milhões de euros) de receitas, o que resultou num lucro de 6,3 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros). Para o período em questão, os analistas da Refinitiv projetavam 92,7 mil milhões de dólares (79,4 mil milhões de euros) de receita, segundo a CNBC.

A empresa, que tem sido das maiores beneficiárias da pandemia e dos condicionamentos à atividade económica e comércio presencial, vê assim o seu lucro no período disparar, depois de ter registado 2,1 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) de ganhos em igual período do ano passado. Assim, os dividendos por ação chegaram aos 12,37 dólares (10,60 euros), bem acima das projeções de 7,41 dólares (6,35 euros).

Jeff Bezos, o presidente executivo da companhia, sublinhou o impacto que a Amazon tem tido na sociedade. “Há dois anos, subimos o salário mínimo da Amazon para 15 dólares (12,84 euros) à hora para todos os postos de emprego nos EUA, sejam a tempo inteiro ou parcial, temporários ou sazonais, e desafiamos outras grandes empresas a fazer o mesmo”, destacou o homem mais rico do mundo.

A Amazon tem vindo a ser atacada pelas condições que oferece aos trabalhadores, especialmente desde o início da pandemia. O relatório menciona ainda um aumento anual de 50% no número de trabalhadores nos quadros da empresa.

Para o próximo trimestre, a empresa espera receitas ainda maiores, dada a proximidade da época festiva e a continuidade da pandemia, que deverá levar os consumidores a preferirem fazer as suas compras à distância. Para o último trimestre do ano, a empresa projeta vendas de 112 a 121 mil milhões de dólares (96 a 104 mil milhões de euros).

As ações da Amazon já subiram 74% este ano, tornando a empresa na mais ganhadora das chamadas ‘Big 5’, grupo de tecnológicas que engloba ainda a Apple, Facebook, Microsoft e Alphabet, a empresa-mãe da Google.

Ler mais
Recomendadas
Miguel Maya

CaixaBank espera lucros de 48 milhões do BCP apesar da provisões para créditos em francos suíços na Polónia

Apesar das provisões de 121 milhões por causa dos créditos hipotecários em francos suíços, o CaixaBank estima que o BCP apresente resultados líquidos no primeiro trimestre de 48 milhões de euros.

Galp distribui dividendo de 35 cêntimos a partir de 20 de maio

A Galp anuncia que aos acionistas que os dividendos se encontram a pagamento a partir do dia 20 de maio de 2021, com as ações a entrarem em ex-dividendo no dia 18. A “record date é a 19 de maio de 2021”, disse a empresa.

Holding da família Queiroz Pereira comprou mais 0,02% da Semapa

A Sodim, SGPS comunicou à Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, “que hoje adquiriu em bolsa 1.816 acções, representativas de 0,002% do capital social da Semapa”.
Comentários