As amortizações de título de dívida das administrações públicas superaram as emissões em dois mil milhões de euros em outubro face ao mês anterior, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.
No final de outubro de 2024, o valor total de títulos de dívida emitidos por entidades residentes era de 299,2 mil milhões de euros, menos dois mil milhões de euros do que no final do mês anterior.
“Para esta variação contribuíram as amortizações de títulos de dívida das administrações públicas, que superaram as emissões em dois mil milhões de euros, e as emissões de títulos de dívida do setor financeiro, que excederam as amortizações em 722 milhões de euros”, indica o regulador.
É o quatro mês consecutivo em que as amortizações de títulos de dívida das administrações públicas superaram as emissões. De acordo com o Banco de Portugal, o valor acumulado, desde o início do ano, da diferença entre emissões e amortizações é positivo no montante de 11 mil milhões de euros.
No final de outubro, estavam vivos 70 títulos de dívida ESG (ambiental, social e governance), num montante total de 13,5 mil milhões de euros. No mesmo mês, não se registaram emissões ou amortizações significativas deste tipo de títulos.
Os dados revelam ainda que estavam previstas, para os 12 meses seguintes, amortizações de 48,7 mil milhões de euros, o que representava 16,3% do stock de títulos de dívida vivos naquela data.
Desses, há amortizações de títulos das administrações públicas, no montante de 24,6 mil milhões de euros, de títulos do setor financeiro, no valor de 11,6 mil milhões de euros, mas também de títulos de empresas não financeiras, no montante de 12,6 mil milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com