A taxa cobrada aos turistas pela estadia em qualquer alojamento de Amesterdão vai aumentar três euros. Atualmente, o imposto cobrado na capital holandesa já é de 7% e com o aumento Amesterdão vai passar a ser a cidade europeia com o imposto turístico mais elevado, avança a CNN, esta sexta-feira.
A taxa vai afetar quem decida iniciar o ano de 2020 em Amesterdão, uma vez que entra em vigor no dia 1 de janeiro.
A capital holandesa já cobra uma percentagem, mas ao fixar uma tarifa turística a cidade pretende combater a invasão turística excessiva de que tem sido alvo nos últimos anos, com a popularização do “Red Light District” e a descriminalização da canábis para uso recreativo.
À semelhança de Portugal, onde os turistas pagam uma taxa de até dois euros, os turistas que ficarem nas plataformas de alojamento local também vão ter um aumento de aluguer de 10% por cada noite que ficarem a pernoitar.
Atualmente, Amesterdão é um dos principais pontos turísticos na Europa, contabilizando uma média de 18 milhões de turistas por ano. Comparativamente com outros países europeus, a nova medida faz com que os hotéis de uma estrela tenham uma taxa superior a hotéis de cinco estrelas em algumas capitais europeias.
O “turismo excessivo”, assim apelidado pelas autoridades locais, é um dos principais problemas da capital holandesa. Ao longo dos anos têm havido várias medidas para “combater” a aglomeração de turistas como, por exemplo, a remoção do slogan gigante “I am Amsterdam” de uma das principais praças da cidade.
Um porta-voz da cidade holandesa afirmou à CNN que os visitantes são bem vindos mas que vão passar a contribuir “para os altos custos de manter a cidade segura e limpa e de manter o espaço público como calçada, pontes e ruas em bom estado”. Desta forma, o aumento da taxa vai permitir o aumento de receitas para 105 milhões de euros, face aos atuais 80 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com