[weglot_switcher]

Ana Paiva: de professora universitária a secretária de Estado da Ciência

Licenciada e mestre em engenharia eletrotécnica e de computadores e com um doutoramento em Inteligência Artificial (IA), a nova secretária de Estado da Ciência fundou o grupo do INESC-ID sobre IA para as pessoas e a sociedade (GAIPS).
5 Abril 2024, 14h09

Ana Paiva viu o seu nome entre as três escolhas para o cargo de secretário de Estado do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. A investigadora e professora universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa, vai desempenhar o papel de secretária da ciência do novo Governo.

Licenciada e mestre em engenharia eletrotécnica e de computadores e com um doutoramento em Inteligência Artificial (IA), a nova secretária de Estado da Ciência fundou o grupo do INESC-ID sobre IA para as pessoas e a sociedade (GAIPS) e foi nomeada fellow do Radcliffe Institute for Advanced Study da Universidade de Harvard.

A agora secretária já marcou presença no Fórum Económico Mundial e no comité de aconselhamento científico da Science Europe, uma associação que se dedica ao financiamento da investigação.

Na opinião de Ana Paiva, existe um papel para os robôs em contexto letivo, nomeadamente no apoio aos professores e na aprendizagem em casa. O gabinete da nova secretária vai deparar-se com alguns dossiers, entre eles o de financiamento dos cientistas e da renovação das parcerias com as universidades estrangeiras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.