Ana Paula Serra substitui Elisa Ferreira no Banco de Portugal

A administradora do Banco de Portugal, Ana Paula Serra, vai ficar com o pelouro da supervisão prudencial que, até agora estava nas mãos da vice-Governadora Elisa Ferreira, que foi nomeada comissária europeia com a pasta de Coesão e Reformas.

Acaba de ser publicado em Diário da República que Ana Paula Serra vai substituir Elisa Ferreira nos pelouros de supervisão no Banco de Portugal.

A deliberação n.º 942/2019, que em suma, altera a distribuição de pelouros e correspondente delegação de poderes do conselho de administração, diz que em reunião de 3 de setembro de 2019, o Conselho de Administração do Banco de Portugal, deliberou que no departamento de Supervisão Prudencial (DSP), a “Vice-Governadora Elisa Maria da Costa Guimarães Ferreira, é substituída, nas suas ausências e impedimentos, pela Administradora Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra”.

A notícia já tinha sido avançada pelo jornal Eco. No que se refere ao lugar de vice-governadora, apenas se encontrará um substituto após as eleições legislativas de outubro. O Jornal Económico tinha escrito que Elisa Ferreira iria “suspender” as suas funções até suspender as suas funções até à audição final do Parlamento Europeu. Isto porque é conveniente que quando seja avaliada em audição pela comissão parlamentar de Estrasburgo já não esteja em plenas funções no Banco de Portugal. Não há a figura da suspensão na lei orgânica, mas o facto de já ter uma substituta para o pelouro da supervisão prudencial confirma a notícia.

O Banco de Portugal esclareceu entretanto que “na sequência da indicação do seu nome para integrar a próxima Comissão Europeia e tendo em consideração as habituais aprovações oficiais, Elisa Ferreira exercerá as suas funções de vice-governadora do Banco de Portugal enquanto o processo de nomeação para o executivo europeu o permitir”.

O Parlamento Europeu só se pronuncia sobre as escolhas a 22 de outubro, com vista à tomada de posse do novo Executivo comunitário a 1 de novembro.

A Vice-Governadora Elisa Ferreira vai assumir a pasta de Coesão e Reformas na Comissão Europeia.

Ler mais
Recomendadas

Sindicato dos bancários do norte acusa BCP de violar a Constituição e Código do Trabalho durante a negociação salarial

O Sincato dos Bancários do Norte vai solicitar a intervenção da Autoridade para as condições de Trabalho e a outros organismos para analisarem a atuação do banco no processo de negociação com vista à atualização de salários para 2018.

BCP prepara emissão de dívida. Operação pode avançar “em breve”

O banco liderado por Miguel Maya avança que a operação poderá avançar no curto prazo “dependendo das condições de mercado”.

Montepio Crédito prepara emissão de 200 milhões de títulos ABS Car Loan

Esta é uma forma de obter liquidez alternativa à formas tradicionais de financiamento através da casa-mãe, que neste caso é o Banco Montepio. Pedro Alves está no Salão Automóvel de Frankfurt onde o carro eléctrico, o aproveitamento da Internet das Coisas e a introdução da rede móvel 5G são algumas das novidades do certame.
Comentários