[weglot_switcher]

Analista do JP Morgan que previu queda das bolsas foi despedido em julho

O croata liderava a estratégia global do JP Morgan e apontava para o risco de uma correção nas bolsas, assim como de uma recessão nos EUA. Foi despedido no início de julho, um mês antes de as bolsas caírem por todo o mundo no início de agosto.
9 Agosto 2024, 12h09

Marko Kolanovic, um dos mais altos quadros do banco de investimento JP Morgan, era um dos analistas mais pessimistas em Wall Street e essa posição acabaria por lhe custar o emprego, no início de julho deste ano.

O antigo líder de estratégia global do JP Morgan alertava não apenas para uma queda dos índices anterior às eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, como também para uma recessão iminente na economia daquele país.

Fazia-o desde setembro de 2023, antes ainda da forte subida que se seguiu nos principais índices de Wall Street. O S&P 500, a título de exemplo, subiu 25,5%, mas Kolanovic manteve a sua posição e acabaria por perder o emprego no banco de investimento norte-americano.

O JP Morgan despediu o croata, de 49 anos, no dia 3 de julho, de acordo com uma nota interna a que a “Bloomberg” teve acesso. O índice S&P 500 viria a atingir um máximo histórico a 16 de julho, nos 5.667 pontos. Mais tarde, o pânico que se desencadeou na passada sexta-feira e que durou até segunda-feira (dias 2 e 5 de agosto) viria a resultar numa queda de quase 400 pontos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.