[weglot_switcher]

André Ventura em nova polémica, agora com a comunidade islâmica

Depois da polémica com a comunidade cigana, André Ventura volta a estar na ribalta pelos piores motivos: há um ano atrás, defendia uma “redução drástica da presença islâmica na União Europeia”.
  • Foto: Facebook PSD Loures
21 Julho 2017, 11h42

André Ventura, candidato do PSD à Câmara de Loures, ficou conhecido pelas polémicas declarações sobre a comunidade cigana, consideradas racistas por todos os partidos e que lhe valeram uma queixa-crime, apresentada pelo Bloco de Esquerda.

Apesar de André Ventura continuar a afirmar que não é racista nem xenófobo, o Público revela que o candidato à autarquia de Loures tem no seu Facebook, com data de 18 de julho de 2016, um post em que defende “a redução drástica da presença islâmica na União Europeia”.

Nesta publicação, com pouco mais de um ano, Ventura começa por sublinhar que “não sou nem nunca fui racista ou xenófobo”, prosseguindo com a afirmação de que “este tipo de terrorismo que vimos em Orlando ou em Nice obriga-nos a um olhar diferente sobre as comunidades islâmicas na Europa”. Na impossibilidade de realizar “qualquer prevenção que seja”, André Ventura afirma não ver “outra solução que não seja a redução drástica da presença islâmica na União Europeia”.

A publicação de André Ventura servia como lançamento para um artigo de opinião publicado no Correio da Manhã. Neste, o candidato à Câmara de Loures defendeu, a propósito do atentando de Nice, que “este terrorismo individualizado e desorganizado levanta sérios problemas à integração das comunidades islâmicas na Europa. Não havendo um processo de radicalização ou de adesão doutrinária, qualquer um, de raízes muçulmanas ou convertido, se torna uma potencial ameaça.”

André Ventura concluiu o seu artigo de opinião com a mesma ideia apresentada no post do Facebook: “Pode ser polémico e politicamente incorreto, mas não vou deixar de o dizer: é fundamental reduzir drasticamente a presença e a dimensão das comunidades islâmicas dentro da União Europeia. Não é só uma questão de segurança, mas de sobrevivência da nossa democracia.”

Recorde-se que, após as declarações polémicas sobre a etnia cigana, o CDS-PP retirou o apoio à candidatura de André Ventura à Câmara de Loures. O PSD manteve o seu apoio ao candidato, ação criticada por Manuela Ferreira Leite no seu espaço de opinião na TVI.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.