[weglot_switcher]

Ano de 2024 poderá assistir a retoma nas transações de casas

Depois de um ano de 2023 em queda, o alívio nas taxas de juro está a levar a um “comportamento positivo” na compra de habitação e “há condições” para subir a dois dígitos até ao final de 2024, dizem especialistas ao JE.
5 Maio 2024, 18h00

Depois de um ano de 2023 que ficou marcado pela subida das taxas de juro e pela retração no número de transações de imóveis, dada a dificuldade de muitas famílias portuguesas em aceder à habitação (ver dados do INE nas tabelas nestas páginas), 2024 é visto pelos especialistas como sinónimo de uma retoma no que ao volume de compra de casas diz respeito.

“De facto, 2023 foi um ano no qual, em termos agregados, houve uma queda no número de vendas. Mas, em rigor, essa queda resultou do comportamento do mercado no início do ano, nomeadamente entre o final de 2022 e início de 2023”, diz ao Jornal Económico (JE), Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, acrescentando que a partir do segundo trimestre de 2023 o mercado começou a estabilizar em termos de número de vendas.

Por outro lado, os dois últimos trimestres de 2023 e o primeiro de 2024 já revelaram um comportamento positivo em relação ao número das transações efetuadas.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.