[weglot_switcher]

Ano letivo 2020/21. Aulas do curso de Direito da Católica em Lisboa vão ser mistas

A decisão está tomada para o próximo semestre que arranca em setembro. As aulas da licenciatura de Direito vão ser presenciais e à distância, devido à pandemia da Covid-19.
  • Cristina Bernardo
9 Julho 2020, 19h19

Os alunos da licenciatura de Direito da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa vão ter aulas presenciais e a distância quando em setembro arrancar o próximo setembro.

A solução designada B-Law@Católica vem responder à realidade imposta pela pandemia da Covid-19 e garantir uma maior segurança dos alunos, professores e comunidade académica, em geral.

Assim, e de acordo com a reorganização agora decidida para as diferentes disciplinas da licenciatura em Direito, as aulas práticas retomam o regime presencial, enquanto as aulas teóricas passam a realizar-se à distância. Já as disciplinas teórico-práticas vão requerer a concretização de cerca de metade das aulas em regime presencial, com as restantes a realizar-se em formato virtual.

A nova solução de ensino da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP vai trazer também um regime diferenciado para as disciplinas optativas, sobretudo as lecionadas em inglês. O objetivo é assegurar uma melhor integração dos alunos internacionais, manter as regras do controlo de presenças nas aulas, bem como implementar tempos de atendimento semanais aos alunos.

As aulas presenciais obrigam a medidas de proteção e segurança que passam, por exemplo, pela presença de alunos no ‘campus’ em apenas dois dias da semana, redução do número de alunos salas, o que implica o aumento do número de subturmas por cada ano da licenciatura, bem como preparação tecnológica das salas para transmissão das aulas presenciais em direto para alunos que tenham de ficar em casa por doença, quarentena ou pertençam a grupos de risco.

Para alunos e docentes, este novo modelo pedagógico vai trazer ainda outras mudanças. A saber: disponibilização prévia de materiais que têm de ser trabalhados para discussão e avaliação nas aulas presenciais, gravação e edição das aulas teóricas e teórico-práticas realizadas à distância, organização de bases de conteúdos online de acesso livre relativos às diferentes áreas científicas, entre outros.

O B-Law@Católica representa uma solução estruturada e consolidada, que foi desenvolvida com a finalidade de adaptar o nosso ensino ao contexto que atravessamos, mas visa ao mesmo tempo reforçar o nosso modelo pedagógico personalizado, que assenta numa interação próxima entre alunos e docentes e valorizar os momentos de ensino presencial, destaca Jorge Pereira da Silva, Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Católica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.