[weglot_switcher]

Anthropic negoceia com Google acordo para a cloud

O objetivo passa por a Anthropic [empresa que atua na área da inteligência artificial], através da cloud da Google, gerar mais poder de computação.
22 Outubro 2025, 16h22

A Anthropic está a negociar com a Google um acordo na área da cloud [ou nuvem], com o objetivo de gerar mais poder de computação. Contudo não foi revelado o valor do negócio, apenas que este pode valer high tens of billions of dollars, na expressão inglesa, ou dezenas de milhares de milhões de dólares, avançou a Bloomberg, na terça-feira.

Refira-se que a Anthropic tem entre os seus principais investidores os gigantes tecnológicos Google, detido pela Alphabet, e a Amazon.

A agência noticiosa Reuters já tinha avançado que a intenção da Anthropic passa por quase triplicar a sua receita anualizada, em 2026, através da adoção dos seus produtos. Até ao final de 2025 o objetivo da empresa passa por as receitas chegarem aos nove milhões de dólares.

A empresa é mais uma das que opera na área da inteligência artificial, usando o modelo Claude.

Recorde-se que em setembro a Oracle, numa única sessão bolsista, disparou 31%, devido à performance apresentada no setor da cloud, aquando da divulgação dos resultados referentes ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2026. Esta valorização levou mesmo o seu presidente e CTO da Oracle, Larry Ellison, a se tornar o homem mais rico do mundo, ultrapassando Elon Musk.

“A receita da Oracle Cloud Infrastructure deve crescer 77%, atingindo os 18 mil milhões de dólares neste ano fiscal — e depois deve aumentar para os 32 mil milhões, 73 mil milhões, 114 mil milhões e 144 mil milhões de dólares nos quatro anos subsequentes”, esta foi a frase proferida pela CEO da Oracle, Safra Catz, que justificou a valorização em bolsa da empresa.

No primeiro trimestre do ano fiscal de 2026 a CEO da empresa confirmou que foram assinados “quatro contratos multibilionários com três clientes diferentes”, e que estes contratos levaram a um aumento de 359% na carteira de RPO para os 455 mil milhões de dólares.

Empresas continuam a investir em inteligência artificial

A Anthropic é mais uma das empresas tecnológicas que opera na área da inteligência artificial, usando o modelo Claude.

Desde setembro têm sido revelados vários acordos empresariais na área da inteligência artificial. A Nvidia anunciou, em setembro, um investimento que poderia chegar aos 100 mil milhões de dólares na OpenAI, empresa detentora do ChatGPT.

Já a OpenAI anunciou, em outubro, que poderia adquirir 10% da AMD, como resultado de uma parceria. Esta parceria prevê também que a OpenAI adquira até seis gigawatts de chips da AMD.

Este anúncio levou a que as ações da AMD subissem mais de 25%.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.