[weglot_switcher]

António Costa: economia portuguesa “dá sinais de continuar a progredir”

Secretário-geral do PS foi o orador convidado do almoço-debate do International Club of Portugal.
12 Setembro 2019, 14h37

O secretário geral do PS mostrou esta quinta-feira confiança na capacidade de Portugal para enfrentar os riscos externos que estão a avolumar-se. Num almoço-debate do International Club of Portugal com a parceria do Jornal Económico, António Costa salientou que a economia “dá sinais de continuar a progredir”.

Falando sobre “Uma década de convergência com a União Europeia”, António Costa sublinhou a trajetória económica dos últimos anos, particularmente desde 2017, em que Portugal cresceu acima da média europeia. “O país está muito diferente. Este crescimento tem sido sustentando pelo investimento privado e pelas exportações”, salientou.

António Costa frisou que o desempenho económico permitiu reduzir o desemprego e a contratação a termo, melhorando os rendimentos, tendo sido também “essencial para que o país encontrasse um caminho sustentável de consolidação orçamental e de redução da dívida pública”.

O primeiro ministro indicou que, apesar de haver múltiplos riscos externos no horizonte – enumerou o Brexit, as guerras comerciais e a desaceleração europeia -, “todos os indicadores mostram que a economia dá sinais de continuar a progredir” e o cumprimento da meta de défice para este ano, de 0,2%, não está em causa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.