[weglot_switcher]

António Costa na Europa? Só depende do mesmo, diz Elisa Ferreira

Na opinião da comissária, a Operação Influencer não é um impedimento para que António Costa se candidate à presidência do Conselho Europeu.
EPA/OLIVIER HOSLET
9 Maio 2024, 12h07

A comissária europeia responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, afirmou que só depende de António Costa uma eventual candidatura ao Conselho Europeu. Em entrevista ao “Público” e “Rádio Renascença”, Elisa Ferreira afirma que o ex-primeiro-ministro tem “uma reputação fantástica. Todos os comissários falavam quase como um dado adquirido que António Costa seria o próximo presidente do Conselho Europeu”.

Na opinião da comissária, a Operação Influencer não é um impedimento para que António Costa se candidate à presidência do Conselho Europeu.

Elisa Ferreira revela que António Costa tinha “todas as hipóteses” antes do processo Influencer e da sua demissão para ser presidente do Conselho, salientando que “havia um consenso alargadíssimo” mesmo de forças não socialistas quanto ao futuro do ex-primeiro-ministro português.

Durante a entrevista a comissária revelou que ficou surpreendida com a “dimensão da renovação” da lista do Partido Socialista. “Vai exigir um grande esforço aos que estão agora a entrar”. Elisa Ferreira sublinha que os eurodeputados socialistas que vão agora terminar funções, Pedro Marques, Margarida Marques, Pedro Silva Pereira, “subiram a um nível de credibilidade tal que estiveram a influenciar a agenda europeia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.