[weglot_switcher]

António Costa nomeia assessor ex-autarca do Cartaxo 11 dias após anúncio do fim da legislatura

Pedro Ribeiro passou a integrar o gabinete do primeiro-ministro a 15 de novembro. Menos de dois meses protagonizara uma das maiores derrotas autárquicas do PS, vendo o PSD interromper 40 anos de governação socialista no município ribatejano.
  • Pedro Ribeiro
30 Novembro 2021, 11h47

O primeiro-ministro António Costa designou como assessor do seu gabinete o ex-presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Ribeiro, que nas últimas autárquicas foi derrotado pelo candidato do PSD, falhando o terceiro mandato consecutivo e terminando 40 anos de governação socialista no município ribatejano. O despacho foi publicado nesta terça-feira em Diário da República e tem data de 15 de novembro, 19 dias após o chumbo da proposta de Orçamento do Estado para 2022 e 11 dias depois de o Presidente da República ter anunciado a dissolução da Assembleia da República e marcado eleições legislativas para 30 de janeiro de 2022.

No despacho assinado por António Costa lê-se que Pedro Ribeiro passou a integrar o gabinete do primeiro-ministro a partir de 15 de novembro, com a categoria de assessor, que implica uma remuneração bruta de 4.548,47 euros mensais e 2.615,68 euros, embora o ex-autarca socialista não apareça ainda na parte do site do Governo destinada a enumerar os integrantes dos gabinetes e respetiva remuneração.

Pedro Ribeiro voltou a ser o candidato do PS à Câmara do Cartaxo nas eleições autárquicas de 26 de setembro, sofrendo uma derrota estrondosa. A lista encabeçada pelo social-democrata João Heitor obteve maioria absoluta, com 46,58% dos votos, relegando os socialistas para a oposição, com apenas 29,03%, seguindo-se o Chega (8,64%), a CDU (7,18%) e o Bloco de Esquerda (4,37%), que não conseguiram eleger vereadores.

Tratou-se de uma reversão quase absoluta dos resultados de 2017, quando Pedro Ribeiro conduziu o PS à vitória, com 52,48% e cinco vereadores, deixando a coligação do PSD e Nós, Cidadãos com apenas dois vereadores, referentes a 27,73% dos votos. Para a quebra socialista terão contribuído, segundo a imprensa local, os problemas financeiros da autarquia ribatejana.

Na nota curricular divulgada em Diário da República aquando da sua designação enquanto assessor do primeiro-ministro, Pedro Ribeiro é apresentado como licenciado em Economia pela Universidade Lusíada, com especialização em Economia Internacional, tendo uma pós-graduação em Cidade, Território e Requalificação pelo ISCTE-IUL e frequentando o mestrado em Economia e Políticas Públicas na mesma instituição de ensino.

Além de presidente da Câmara do Cartaxo entre 2013 e 2021, o novo elemento do gabinete de António Costa foi adjunto do antigo secretário de Estado da Justiça, Conde Rodrigues, no XVII Governo Constitucional. E iniciou o percurso autárquico em 1997, como vereador e mais tarde vice-presidente do município ribatejano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.