[weglot_switcher]

António Costa pede “cautela” face ao desconfinamento e faz novo apelo a medidas de prevenção (com áudio)

Face ao aumento do risco de transmissibilidade, o primeiro-ministro referiu esta terça-feira que “é muito importante manter todas as cautelas e aplicar as medidas de prevenção”.
  • Portuguese Prime Minister Antonio Costa speaks during the briefing of the Council of Ministers Meeting, in Lisbon, Portugal, 11 March 2021. Costa announced the reopening plan measures in the context of the fight to control the Covid-19 pandemic. EPA/ANTONIO COTRIM
23 Março 2021, 14h45

Em reação aos dados apresentados durante a reunião com os especialistas de saúde pública, que decorreu, esta terça-feira no Infarmed, o primeiro-ministro pediu “cautela” face ao processo de desconfinamento em curso, uma vez que o risco de transmissibilidade (Rt), embora se situe abaixo da linha vermelha — estando atualmente nos 0,89 no território nacional — já mostra sinais de estar a aumentar.

“A situação epidemiológica em Portugal mantém-se estável com redução do número de casos Covid-19”, referiu António Costa, na rede social Twitter. “No entanto, o risco efetivo de transmissão está a aumentar”. Na última reunião do Infarmed, os especialistas davam conta que o Rt estava nos 0,74.

Face a esta situação, o líder do Governo diz ser “muito importante manter todas as cautelas e aplicar as medidas de prevenção”.

António Costa aproveitou o momento para referir que o processo de vacinação que tem como meta chegar ao final da semana com 80% dos maiores de 80 anos inoculados.

Segundo o vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo, coordenador da task force para o plano de vacinação contra a Covid-19, Portugal deverá ultrapassar a meta de um milhão de pessoas com a primeira toma administrada, nos próximos dias, e meio milhão estará vacinado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.