[weglot_switcher]

António Costa pretende plano para preparar reabertura do comércio

Governo só deve começar a pensar nesse plano depois de António Costa reunir, na terça-feira, com economistas para perceber o papel das políticas públicas na recuperação económica do país e se a crise criou uma mudança estrutural na economia.
10 Abril 2020, 09h46

O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir-se com economistas e representantes dos organismos nacionais que fazem previsões económicas para perceber “as fragilidades que a economia ainda tem” no dia 14 de abril (terça-feira) , dá conta o semanário “Expresso” esta sexta-feira, 10 de abril. O encontro deverá servir de ponto de partida para o Governo trabalhar num plano para reabrir o comércio.

Os representantes do Instituto Nacional de Estatística, do Conselho de Finanças Públicas, do Banco de Portugal, do ISEG e da Universidade Católica vão procurar explicar a António Costa o papel das políticas públicas na recuperação económica do país, se a crise criou uma mudança estrutural na economia e se há possibilidades de reconversão de empresas, para reduzir a dependência de países terceiros em produtos essenciais.

A incerteza na evolução da pandemia da Covid-19 tem adiado o “regresso à normalidade”, com escolas fechadas pelo menos até ao início de maio e manutenção das normas de isolamento social a agravarem crise económica. Mas o Governo estará já a pensar no que fazer quando o Estado de Emergência terminar, embora – tal como o JE noticiou na quinta-feira -, o Executivo esteja preparado para manter o Estado de Emergência até ao dia 17 de maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.