António Horta Osório vai ser vice-presidente do banco francês CCF – Crédit Commercial de France, noticiou o Expansión. A notícia foi também avançada pela revista The Banker. O Jornal Económico confirmou a notícia.
Ao mesmo tempo, fonte oficial do banqueiro revelou ao JE que acumula com outro novo cargo na banca, o de membro do supervisory board do polaco Velobank, que adquiriu em julho o negócio de retalho do Citigroup na Polónia.
O ex-presidente executivo do Santander UK e do Lloyds reaparece no setor bancário três anos e meio depois de se ter demitido do cargo quando estava à frente do Credit Suisse.
O antigo CEO do Lloyds Banking Group vai assim ser vice-presidente do banco francês criado em 1917.
António Horta Osório liderou o Lloyds Banking Group durante uma década, entre os anos de 2011 e 2021, sendo amplamente reconhecido por ter conduzido o banco britânico de volta à rentabilidade, depois de um dos períodos mais difíceis da sua história.
No entanto, durante esse período, Horta Osório enfrentou anos difíceis a nível pessoal, tendo sido obrigado a afastar-se após um burn-out.
Horta Osório acumula com os cargos de presidente do Conselho de Administração da BIAL farmacêutica e membro do Conselho de Administração da Teya.
Paralelamente, é membro não executivo dos conselhos de administração da Fundação Champalimaud e da José de Mello.
Atualmente é consultor sénior da Mediobanca, da Cerberus Capital Management, e da Precision Capital. Cargos que não vai deixar para assumir a vice-presidência do CCF – Crédit Commercial de France, apurou o Jornal Económico. A Cerberus, gestora de fundos de private equity, é a dona do My Money Group, à qual pertence o Crédit Commercial de France. O banco francês de retalho foi adquirido ao HSBC pelo My Money Group no início de 2024.
A explicação para acumular cargos em várias instituições financeiras é que não são concorrentes. Pois o CCF só está em França (onde o banco da Precision Capital – Quintet Bank não está presente) e é um banco de retalho pelo que não concorre com o Mediobanca.
O Quintet Private Bank é um banco de gestão de patrimónios de média dimensão com sede no Luxemburgo.
O CCF pertence à Cerberus com quem o banqueiro português trabalha há já três anos e fonte próxima explicou que António Horta.Osório tem estado muito envolvido com o banco francês e decidiu agora aceitar o convite para integrar o Conselho como não Deputy Chairman executivo.
Também pertence à Cerberus, na qual o banqueiro português é senior advisor, o polaco Velobank.
O CCF só está em França (onde o banco da Precision Capital – Quintet Private Banking) não está presente e é um banco de retalho (não concorre com a Mediobanca)
O gestor é ainda membro não executivo dos conselhos de administração da Fundação Champalimaud e da José de Mello.
Há cerca de um ano António Horta Osório renunciou ao cargo de vice-presidente do grupo Impresa pela “impossibilidade” de conciliar a sua atividade internacional com a função de vice-presidente que desempenhava na dona da SIC e do Expresso.
Liderou o Santander em Portugal, no Brasil e no Reino Unido. No Reino Unido, esteve mais de dois anos no Banco de Inglaterra.
(atualizada às 16h15 com a informação do Velobank)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com