[weglot_switcher]

António Ramalho: “Para crescermos a 2,2% nos próximos cinco anos teremos de duplicar o investimento”

O investimento médio dos últimos 5 anos em Portugal é de 4,7%. Mas, para alcançar a meta proposta pelo FMI e manter um crescimento sustentável do PIB de 2,2% ao ano até 2022, Portugal precisa de aumentar o investimento para 8,5%, quase o dobro da média dos últimos cinco anos.
  • Cristina Bernardo
17 Janeiro 2019, 10h27

O investimento na economia central foi o grande tema abordado pelo CEO do Novo Banco, António Ramalho, na sessão de abertura do Fórum Capitalizar, promovido numa parceria entre o banco e o Jornal Económico, que se realizou esta quinta-feira, no Museu do Oriente, em Lisboa.

No papel de keynote speaker, o CEO do NB realçou que, apesar do crescimento positivo dos níveis de investimento dos últimos cinco anos, o volume do investimento é ainda inferior ao que necessário para o país alcançar a meta de crescimento do PIB de 2,2%, proposta pelo FMI. Isto assumindo a média histórica da produtividade total dos fatores, que é negativa (-0,5%).

“A média [do crescimento] dos últimos cincos anos, foi de 4,7%”, disse António Ramalho. No entanto, questionando quanto “é que seria necessário investir para cumprirmos o programa de estabilidade e crescimento proposto pelo FMI, que é de 2,2%”, o CEO do NB respondeu que “o valor do crescimento do investimento teria de ser de 8,5%”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.