[weglot_switcher]

Apenas melhoria da economia faz diminuir rácio do défice da zona euro para 6,9% no segundo trimestre

Eurostat explica que o rácio entre o défice e o PIB diminuiu principalmente devido a um PIB mais elevado no segundo trimestre, enquanto tanto a despesa como a receita aumentaram em termos absolutos em comparação com os primeiros três meses do ano.
  • Francois Lenoir/Reuters
22 Outubro 2021, 10h47

O défice público diminuiu na zona euro para 6,9% do Produto Interno Bruto (PIB) e na União Europeia para 6,3% no segundo trimestre, que compara com o défice de 7,1% e de 6,6%, respetivamente, atingido durante o primeiro trimestre. Os dados corrigidos de sazonalidade, divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, revelam, contudo, que esta redução resulta sobretudo da melhoria da economia.

“O rácio entre o défice e o PIB diminuiu principalmente devido a um PIB mais elevado, enquanto tanto a despesa como a receita aumentaram em termos absolutos em comparação com o primeiro trimestre de 2021”, explica o organismo de estatística da União Europeia.

O Eurostat assinala que a receita total e a despesa total continuam a ser influenciadas pelas respostas de política à pandemia, tendo a maioria dos países continuado a registar um défice orçamental no final do segundo trimestre. No segundo trimestre, Portugal foi o oitavo país da União Europeia entre os Estados com défice, que apresentou um menor rácio (-4,5%), havendo três países que registaram um excedente orçamental. França teve o maior défice, que chegou aos 9,6%.

No segundo trimestre, as receitas totais da zona euro ascenderam a 46,2% do PB, uma ligeira diminuição face aos 46,7% no primeiro trimestre. Já na União Europeia foi de 46% do PIB, uma redução em comparação com os 46,4% nos primeiros três meses do ano. Já a despesa pública na zona euro diminuiu para 53,1% (que compara com os 53,8% no trimestre anterior), enquanto na União Europeia foi de 52,3%, diminuindo ligeiramente face aos 52,9% no primeiro trimestre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.