[weglot_switcher]

Apoio do futuro acionista BPCE leva Fitch a manter a perspectiva positiva ao Novobanco

A Fitch manteve os ratings do Novobanco e a perspetiva positiva. A Fitch salienta o adequado modelo de negócio do Novobanco, a melhoria da qualidade dos ativos, a forte rentabilidade, os robustos níveis de capital e o estável perfil de financiamento baseado em depósitos.
28 Novembro 2025, 13h54

O Novobanco anunciou a reafirmação do rating BBB pela Fitch e manutenção em Rating Watch Positive. “A manutenção do RWP reflete a perspetiva da Fitch de que, com a conclusão da aquisição do Novobanco por parte do Groupe BPCE (A/Stable), o IDR do novobanco passará a refletir o apoio acionista de uma entidade com notação de rating superior, dada a importância estratégica das operações do banco em Portugal e o contributo para a diversificação geográfica do Groupe BPCE”, refere o comunicado.

“A Fitch Ratings reafirmou hoje o LongTerm Issuer Default Rating (IDR) em ‘BBB’ e o Viability Rating (VR)
em ‘bbb’, mantendo o Rating Watch Positive (RWP) sobre o IDR do Banco e restantes notações associadas”, avança o banco.

A Fitch destaca igualmente a melhoria do ambiente operacional dos bancos portugueses para ‘a/Stable’, refletindo a maior resiliência do setor, suportada pela desalavancagem, por melhorias estruturais na qualidade dos ativos, na rentabilidade e nos rácios de capital, bem como por tendências macroeconómicas favoráveis, como a redução do endividamento privado e um crescimento do PIB acima da média da zona euro.

A Fitch salienta ainda o adequado modelo de negócio do Novobanco, a melhoria da qualidade dos ativos, a forte rentabilidade, os robustos níveis de capital e o estável perfil de financiamento baseado em depósitos.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.