[weglot_switcher]

Apollo, CVC e KKR na corrida à compra da Logoplaste

O processo competitivo de venda que está a ser conduzido pelos bancos contratados pelo fundo de pensões do Canadá, os bancos UBS e Barclays, já captou o interesse dos fundos de private equity das Apollo, CVC DIF e KKR.
2 Dezembro 2025, 07h00

Já há candidatos à compra da portuguesa Logoplaste que o Ontario Teachers’ Pension Plan (OTPP), dono de 60%, pôs à venda.

Tal como avançou antecipadamente o Jornal Económico, o processo competitivo de venda está a ser conduzido pelos bancos de investimento contratados pelo fundo de pensões do Canadá – UBS e Barclays – que nesta altura já receberam manifestações de interesse dos fundos da Apollo Global Management (norte-americana); da CVC DIF (fundo de infraestruturas holandês), e da gigantesca KKR (Kohlberg Kravis Roberts & Co, gestora global norte-americana de private equity e fundos de investimento.

As mesmas fontes revelam que o processo está ainda numa fase inicial, pelo que mais candidatos poderão surgir.

Apesar do processo de venda ter sido desencadeado pelo maior acionista com 60%, e segundo fontes familiarizadas com o assunto, a Logoplaste poderá ser vendida na totalidade, ou seja incluindo os 40% da família de Filipe de Botton e de Alexandre Relvas, fundadores da empresa, com uma valorização entre 1,7 mil milhões e dois mil milhões de euros.

Mas não está claro ainda se os acionistas portugueses, Filipe de Botton e Alexandre Relvas, vendem a participação de 40% ao mesmo tempo que o fundo de pensões dos professores do Canadá.

Segundo uma notícia da Bloomberg, os acionistas minoritários Filipe de Botton – “chairman” e fundador da empresa de raiz familiar – e Alexandre Relvas, membro do “board”, podem exercer a sua opção de reinvestir em conjunto com qualquer novo comprador para manter a sua participação combinada de cerca de 40%.

O Jornal Económico avançou que o fundo OTPP contratou os bancos UBS e Barclays para a assessoria financeira da venda, e, contactado na altura, Filipe de Botton não comentou.

O closing (concretização da venda) só deverá ocorrer em finais de 2026, segundo as mesmas fontes.

O Ontario Teachers’ Pension Plan Board é uma organização independente responsável pela administração de pensões de benefícios definidos para professores de Ontário, no Canadá.

O valor dos ativos líquidos do Ontario Teachers’ Pension Plan (OTPP) ascendeu a 269,6 mil milhões de dólares canadianos (166 mil milhões de euros) no final do primeiro semestre de 2025 (a 30 de junho).

A Bloomberg noticiou, no início de outubro, que o Ontario Teachers’ Pension Plan (OTPP) estava a explorar a possibilidade de vender a Logoplaste, num negócio avaliado em mais de 1,7 mil milhões de euros.

O Logoplaste opera atualmente quase 70 fábricas em 17 países, fornecendo embalagens de plástico a grandes clientes, como a Kraft Heinz, a Henkel, a Diageo Plc, a Gallo e a L’Oréal, e está empenhado em criar embalagens de plástico sustentáveis. A companhia faturou cerca de mil milhões de euros em 2024.

No início do ano a fabricante de embalagens de plástico rígido, uma das maiores no mercado americano e na Europa, nomeou como CEO Sandra Santos.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.