O Governo apresentou, esta quarta-feira de manhã, no Palácio das Necessidades, uma aplicação para dispositivos móveis inédita na abordagem a situações de emergência.
A ferramenta “Registo Viajante” possibilita que, face a uma situação de emergência como um terramoto ou um atentado terrorista, os portugueses consigam entrar em contacto direto com o gabinete de emergência consular, sendo facilitada a localização do viajante.
“Esta app é pensada particularmente para aqueles que estão em viagens de turismo, profissionais ou académicas e que, na maior parte das vezes, não se inscrevem nos serviços consulares”, explicou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, em declarações ao Diário de Notícias.
Até à data, o Estado português tinha de entrar em contacto com as autoridades de determinado país em situações de incêndio, ataque terrorista, acidente rodoviário ou ferroviário, entre outros, para saber se havia portugueses envolvidos.
“Essas autoridades procedem a uma identificação das nacionalidades que estão no local, o que, em regra, é um processo muito difícil, porque muitas vezes não é fácil identificar as pessoas”, continuou o elemento do Governo português.
A iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros “tem como destinatários cidadãos nacionais, lusodescendentes ou com dupla nacionalidade que estejam em viagem ou deslocação de curta duração ao estrangeiro, permitindo que, em caso de emergência, possamos mais facilmente localizá-los”, facilitando o contacto dos viajantes “com as representações diplomáticas e consulares portuguesas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com