[weglot_switcher]

Apple muda de CFO: Kevan Parekh assume cargo em janeiro

Luca Maestri continuará a liderar as equipas de serviços empresariais, incluindo sistemas e tecnologia de informação, segurança da informação e imobiliário e desenvolvimento e reportará diretamente ao CEO, Tim Cook.
Iphone Apple
27 Agosto 2024, 08h50

O próximo ano será de transição na pasta das finanças da Apple. A tecnológica norte-americana informou que o Chief Financial Officer (CFO), Luca Maestri, vai ser substituído neste cargo por Kevan Parekh, vice-presidente de planeamento e análise financeira da Apple, a 1 de janeiro de 2025.

Luca Maestri continuará a liderar as equipas de serviços empresariais, incluindo sistemas e tecnologia de informação, segurança da informação e imobiliário e desenvolvimento e reportará diretamente ao CEO, Tim Cook. Durante o seu mandato, a receita da Apple mais do que duplicou.

Em causa está uma sucessão planeada, segundo a fabricante do iPhone. “O Luca tem sido um parceiro extraordinário na gestão da Apple a longo prazo. Tem sido fundamental para melhorar e impulsionar o desempenho financeiro da empresa, interagir com os acionistas e incutir disciplina financeira em todas as partes da Apple. Temos a sorte de continuar a beneficiar da liderança e da visão que marcaram o seu mandato na empresa”, disse Tim Cook.

Formado em engenharia eletrotécnica, Kevan Parekh está a trabalhar na Apple há 11 anos, sendo que, antes de liderar a área de planeamento e análise financeira, relações com investidores e estudos de mercado, encabeçou o departamento de vendas mundiais e orçamentos de marketing. A sua carreira profissional é ainda marcada pela passagem pela Thomson Reuters e General Motors.

“Há mais de uma década que o Kevan é um membro indispensável da equipa de liderança financeira da Apple e conhece a empresa por dentro e por fora. O seu intelecto apurado, o seu sábio julgamento e o seu brilhantismo financeiro fazem dele a escolha perfeita para ser o próximo CFO da Apple”, caracterizou o CEO, numa mensagem publicada no site oficial.

“É o maior privilégio da minha vida profissional servir a empresa mais inovadora e admirada do mundo e trabalhar lado a lado com um líder tão inspirador como Tim Cook. Estou ansioso pela próxima etapa do meu tempo na Apple e tenho uma enorme confiança no Kevan, enquanto se prepara para assumir as rédeas como CFO”, referiu Luca Maestri, acrescentando que o sucessor tem um “amor profundo” pela Apple.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.