[weglot_switcher]

Aquila Capital assina contrato com Axpo Ibérica para venda de energia produzida em Portugal (com áudio)

O portefólio de centrais fotovoltaicas localizado em Portugal tem uma capacidade instalada de “cerca de 25 MW” e irá produzir “cerca de 58 GWh de energia solar por ano”, avança a Aquila Capital.
28 Julho 2021, 11h48

A Aquila Capital, empresa de investimento e desenvolvimento industrial especializada em gerar e gerir ativos essenciais, e a Axpo, a maior produtora de energias renováveis da Suíça e líder internacional em trading e comercialização de energia solar e eólica, assinaram um conjunto de contratos de compra e venda de energia (PPA) e serviços de representação para um portefólio de centrais fotovoltaicas localizado em Portugal, avanças as duas empresas em comunicado.

O PPA fechado pela Aquila Capital com a AXPO Iberia é para um portefólio solar de 25 MW em Portugal.

“Este portefólio conta com uma capacidade instalada de cerca de 25 MW e vai produzir cerca de 58 GWh de energia solar por ano. Além disso, a energia gerada por este portefólio vai poupar um volume de emissões de mais de 12.000 toneladas de CO2 por ano e vai equivaler ao consumo energético anual de cerca de 11.000 lares portugueses”, lê-se no comunicado.

“Em virtude destes PPA, a Axpo Iberia compromete-se a prestar serviços de representação das centrais e a compra de energia 100% renovável à Aquila Capital, através dos quatro ativos que fazem parte do portefólio”, diz a sociedade gestora.

“Com a recente assinatura do último PPA, a Aquila Capital fecha um conjunto de contratos de compra e venda de energia a longo prazo com a Axpo que, em conjunto, apresentam uma estrutura de preços competitivos e uma duração entre cinco e sete anos”, avança a Aquila.

“Este é o primeiro conjunto de contratos de compra e venda de energia a longo prazo que fechamos para um portefólio completo em Portugal. Através destes contratos, reforçamos o nosso compromisso para promover a transição energética e apostamos numa economia livre de carbono. Consideramos a Axpo um parceiro estratégico na obtenção deste objetivo”, refere no comunicado Marcos Dominguez, Diretor de Power Markets para a Península Ibérica.

Por seu lado, Ignacio Soneira, diretor-geral da Axpo Iberia, refere na mesma nota que, “depois deste último acordo assinado, este é um marco importante de vários anos frutíferos de colaboração com a Aquila Capital, um parceiro competitivo e de confiança que reforça a nossa posição no mercado de venda de energia a longo prazo na Península Ibérica”. “Estamos certos de que esta colaboração continuará no futuro para contribuirmos juntos para a descarbonização do sistema mediante a promoção de projetos sustentáveis e rentáveis economicamente”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.