[weglot_switcher]

Arábia Saudita suspende IPO da petrolífera estatal Saudi Aramco

O IPO da gigante energética saudita ,deveria avançar já no próximo ano, mas a agência Reuters avança que Riade cancelou os planos da entrada em bolsa.
22 Agosto 2018, 20h07

A Arábia Saudita terá descartado os planos de colocar a petrolífera estatal, a Saudi Arabian Oil Company, em bolsa, segundo a notícia veiculada esta quarta-feira pela Reuters. O IPO da gigante energética saudita deveria avançar já no próximo ano.

A oferta pública inicial seria a maior de sempre e permitiria ao príncipe herdeiro Mohammed bin Salman reforma a economia saudita, passando a designada Saudi Aramco a estar avaliada em cerca de dois biliões de dólares (aproximadamente 1,73 mil milhões de euros).

Apesar de a Saudi Aramco não ter comentado, caso a informação da agência noticiosa se venha a confirmar, o fim do IPO será também o ponto final de mais de dois anos e meio de especulação no mercado, competição entre as bolsas a nível mundial, impasse entre entidades bancárias e antecipação regulatória.

A Rússia, que juntamente com a Arábia Saudita completa a dupla de maiores produtores de petróleo do mundo, chegou a mostrar interesse em entrar no IPO da Saudi Aramco. Depois de vários anos de rivalidade, os países uniram-se para entrarem num acordo de cortes de produção da matéria-prima, com vários outros países exportadores, para tentarem diminuir o excesso de oferta face à procura no mercado. A entrada em bolsa da empresa saudita chegou a ser vista como uma oportunidade para voltar a unir as potências.

https://jornaleconomico.pt/noticias/saudi-aramco-muda-de-estatuto-e-entrada-em-bolsa-fica-mais-perto-252596

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.